Mais de 300 acadêmicos de Direito e Informática participaram da primeira etapa do processo de auditoria da votação eletrônica

Acadêmicos foram orientados pela Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE)

Acadêmicos de Direito e Tecnologia da Informação das Faculdades de Palmas e Instituto Federal do Tocantins participaram de uma votação on-line para a Auditoria de Funcionamento das Urnas sobre Condições Normais de Uso entre os dias 6 e 10 de novembro.

Ao todo foram computados 329 votos. Para participar da votação on-line, os acadêmicos foram orientados pela Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE). Eles preencheram um formulário eletrônico e cadastraram seus dados pessoais. Em seguida foi liberado o acesso ao sistema que tem por opção a escolha dos 12 candidatos ao cargo de prefeito de Palmas.

“Foi incrível a nossa experiência, pois a escolha de alunos da Computação e do Direito proporcionou aprimorar o nosso conhecimento tanto na área de segurança e processo das urnas quanto da legislação eleitoral”, destacou a acadêmica Mona Lisa Menezes Ferreira, que cursa o  6º período de Direito na Faculdade de Palmas (Fapal).

Após o encerramento da votação, foi gerado nesta quarta-feira (11/11) um relatório com a quantidade de votos computados, os quais serão impressos e depositados em urna de lona. A urna, lacrada pela comissão, será aberta somente no domingo, 15 de novembro, quando é feita a conferência dos votos. A quantidade de votos da urna de lona deverá ser a mesma inserida no sistema.

A Auditoria de Funcionamento das Urnas sobre Condições Normais de Uso será realizada no horário da votação no dia 15, de 7 às 17 horas, no auditório do TRE-TO. Os trabalhos são públicos, podendo ser acompanhados por qualquer interessado, nos termos do artigo 52 da Resolução/TSE nº 23.603, com ajustes das Resoluções TSE nº 23.624/2020 e nº 23.631/2020. Os procedimentos são realizados em ambiente de videoconferência com transmissão simultânea para o canal do TRE-TO no YouTube.

As urnas que vão passar pela auditoria serão sorteadas durante audiência pública a ser realizada neste sábado (14/11), às 09 horas, no auditório do TRE -TO. Na ocasião serão sorteados três equipamentos, sendo uma de Palmas e outras duas do interior do Estado. Vale ressaltar que a votação on-line entre os dias 6 e 10 de novembro é somente para a urna sorteada para Palmas.

Saiba mais

Para a segurança do processo eleitoral, a Justiça Eleitoral adota dois tipos de auditorias:  a Auditoria de Funcionamento das Urnas eletrônicas sobre Condições Normais de Uso e Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas no dia da votação por meio de Verificação dos Sistemas. Para realizar os dois procedimentos serão sorteadas seis urnas eletrônicas, no dia 14 de novembro.

Cronograma

Atividades

Data

Horário

Sorteio das Urnas Eletrônicas a serem auditadas

14/11

 

Recolhimento das urnas Eletrônicas sorteadas que serão auditadas

14/11

 

Realização da auditoria nas seções eleitorais

15/11

6 às 7h

 

Lília Mara - ASCOM - TRE - TO 

Lília Mara - ASCOM - TRE - TO  - 11/11/2020

COMENTÁRIOS

 Nome:
 E-mail:
 Texto:
Comentários (0)
  • Nenhum comentário publicado.