Prefeitura de Araguaína convoca 23 aprovados do cadastro reserva para a GMA e anuncia nova etapa
Em atividade desde junho de 2021, a GMA atua na proteção dos usuários de bens, instalações e serviços municipais, além de resguardar o patrimônio público e colaborar com outras instituições de segurança
A Prefeitura de Araguaína anunciou, no Diário Oficial do Município, uma nova convocação de candidatos aprovados no concurso da Guarda Municipal de Araguaína (GMA), desta vez direcionada aos inscritos no cadastro reserva. Um total de 23 candidatos foi chamado para apresentar, até esta quarta-feira, 27 , a documentação exigida para a etapa de investigação social.
Os documentos podem ser entregues presencialmente, no horário das 7h às 13h, na Secretaria Municipal de Administração, situada na Rua 25 de Dezembro, 307, no Centro. Outra opção é o envio digital, disponível até as 23h59, por meio do e-mail [email protected].
Durante a etapa de investigação social, 18 candidatos serão selecionados para participar do Curso de Formação. Caso o número de aprovados ultrapasse a quantidade de vagas ofertadas, a ordem de classificação no concurso será utilizada como critério de desempate.
O edital completo, com a lista de convocados, foi publicado na edição nº 3159, de 18 de novembro de 2024, do Diário Oficial e pode ser acessado pelo link: https://diariooficial.araguaina.to.gov.br/diario-oficial.
Documentos exigidos
- Uma foto 3×4;
- Cópias do RG, CPF e Carteira Nacional de Habilitação;
- Comprovante de residência;
- Certidões negativas criminais emitidas pela Justiça Estadual e Federal;
- Certidões de antecedentes criminais da Polícia Federal e da Secretaria de Segurança Pública, referentes aos últimos cinco anos.
Documentos com rasuras serão desconsiderados, e a ausência de qualquer item resultará na eliminação automática do candidato.
Investigação social
A Comissão de Investigação Social é responsável por verificar a conduta e a idoneidade dos candidatos, desde a inscrição até a posse. Essa análise busca garantir que os selecionados possuam comportamento compatível com as funções da Guarda Municipal.
A comissão poderá realizar diligências, solicitar informações complementares, convocar entrevistas ou aplicar testes toxicológicos. Situações como envolvimento com drogas ilícitas, vínculos com pessoas de antecedentes criminais e práticas incompatíveis com a função são motivos de eliminação.
Atuação da Guarda Municipal
Em atividade desde junho de 2021, a GMA atua na proteção dos usuários de bens, instalações e serviços municipais, além de resguardar o patrimônio público e colaborar com outras instituições de segurança.
As ações incluem patrulhamento, recuperação de veículos, autuações por embriaguez ao volante, apreensão de armas e intervenções em casos de violência doméstica. Em parceria com a Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), também realiza campanhas educativas e fiscalizações para prevenir acidentes.
Em 2023, 52 candidatos foram chamados para a Investigação Social, e 23 assumiram o posto de Guarda Municipal. O contato emergencial com a GMA pode ser feito pelo número 153.