Dica 04 de curiosidades sobre o Tocantins, por Junio Batista

O Estado do Tocantins, sua história, geografia e sociedade apresentam muitas curiosidades que agora valem ouro para quem concorre a uma vaga no serviço público. É por isso que o JusTocantins firmou parceria com o Professor Júnio Batista, e trará todos os dias uma curiosidade, dica ou informação que pode fazer diferença na hora do prova. 

Os leitores do JusTocantins saberão por exemplo quando foi inaugurada a ponte sobre o Rio Tocantins em Porto Nacional, sobre a personalidade Manuel Alves, que deu nome a dois rios no Tocantins, além de muitas outras. 

Aproveite mais esse benefício do JusTocantins e acompanhe as divulgações.


 

Curiosidade 04:

A mata dos cocais é uma formação vegetal típica da área de transição entre a região norte e nordeste  brasileira e que ocupa uma faixa que se estende pelos Estados do Maranhão e Piauí, mas também podem ser encontradas formações típicas da mata de cocais em outros estados como Tocantins, Ceará e Bahia. Localizada bem no meio de dois importantes biomas brasileiros, a mata de cocais, faz a transição entre a caatinga, típica do nordeste, a floresta amazônica, típica da região norte, e o cerrado, mais ao sul. A árvore símbolo da mata de cocais é o babaçu, mas também são encontrados, em menor quantidade, o buriti, a carnaúba (da qual é extraída uma cera), e a oiticica. No extrato mais baixo da mata de cocais, podemos encontrar uma grande variedade de arbustos e plantas de menor porte.

 

Curiosidade 03:

Amazônia Brasileira passou a ser chamada de Amazônia Legal, fruto de um conceito político e não de um imperativo geográfico. Foi a necessidade do governo de planejar e promover o desenvolvimento da região. E que através do Decreto-Lei nº 291 de 28.02.1967 dividi-o em Amazônia Ocidental formada pela área abrangida pelos Estados do Amazonas, Acre e territórios, Rondônia e Roraima e Amazônia Oriental composta pelos estados Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins e Mato Grosso.

 

Curiosidade 02:

Você sabia que o termo “Fronteira Agrícola” é usado para designar a região do país que sofre com o avanço das práticas agrícolas em detrimento da devastação das florestas. A Fronteira agrícola do Brasil já esteve em várias regiões. Suas mudanças aconteceram ao longo da história em virtude da situação política e econômica de cada período.  No inicio da Colonização se deu no litoral realizada pelos portugueses, com o passar dos séculos foi avançado pelo interior do Brasil, atualmente a fronteira agrícola encontra-se na Floresta Amazônica, mais especificamente nos estados do Pará, Mato Grosso, Tocantins e Maranhão, especialmente numa área que é chamada de MATOPIBA.

 

Curiosidade 01:

Atualmente sete grandes usinas hidrelétricas estão instaladas no rio Tocantins: Tucuruí (1984), Serra da Mesa (1994), Lajeado (2001), Cana Brava (2002), Peixe/Angical (2006), São Salvador (2008) e Estreito (2010). Outros quatro empreendimentos estão em diferentes fases de estudo e/ou licenciamento (Marabá, Serra Quebrada, Tupiratins e  Ipueiras)

Júnio Batista, facebook.com/juniobatista.juniobatista - 22/02/2021

COMENTÁRIOS

 Nome:
 E-mail:
 Texto:
Comentários (0)
  • Nenhum comentário publicado.