Turismo de negócios leva aeroporto de Palmas a recorde de passageiros, aponta levantamento dos Caturs

Turismo de negócios leva aeroporto de Palmas a recorde de passageiros, aponta levantamento dos Caturs
Foto: Lia Mara

 

Palmas tem registrado crescimento no turismo de negócios e trabalho, impulsionado pelo papel da capital como centro administrativo e institucional do Tocantins. Dados coletados entre maio e dezembro de 2025 nos Centros de Atendimento ao Turista (Catur) mostram que esse tipo de viagem está entre os principais motivos da chegada de visitantes ao município.

O impacto é refletido diretamente no Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues. Em 2025, o terminal registrou 747.178 passageiros entre embarques e desembarques, segundo a Motiva, concessionária responsável pela administração do aeroporto. O número representa aumento de cerca de 4% em relação a 2024.

A realização de eventos, congressos e capacitações também contribuiu para a ampliação da circulação aérea. Ao longo do ano, foram registrados 12.109 pousos e decolagens, indicando regularidade nas operações e atendimento à demanda regional.

A secretária municipal de Turismo, Juventude e Esportes, Ana Paula Setti Nogueira, avaliou que os dados confirmam o fortalecimento do setor. “Os números mostram que Palmas está cada vez mais preparada para receber turistas de negócios, eventos e lazer. O recorde de passageiros reforça nosso papel como polo administrativo e institucional”, afirmou.

Perfil do turista de negócios

O levantamento aponta que, no turismo de negócios, 67,44% dos visitantes são homens, principalmente na faixa etária entre 30 e 49 anos. Cerca de 29,35% declararam renda mensal acima de R$ 13 mil, o que gera impacto direto em setores como hotelaria, alimentação, transporte e comércio.

Turismo de lazer e permanência na cidade

De forma geral, a pesquisa indica predominância feminina entre os turistas, com 54,34% do total. No turismo de lazer, o Jalapão aparece como principal motivador das viagens. Já entre os visitantes que permanecem apenas em Palmas e Taquaruçu, a maioria fica de quatro a cinco dias, visitando pontos como Praia da Graciosa, Parque Cesamar, Praça dos Girassóis e cachoeiras do distrito.

Papel dos Centros de Atendimento ao Turista

Além do atendimento ao público, os Caturs são responsáveis pela coleta de dados que auxiliam na formulação de políticas públicas e ações de promoção do turismo na capital.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias