Primeira creche pública, aguardada há anos, é inaugurada em Luzimangues

Creche aguardada há anos é inaugurada em Luzimangues
Foto: Ademir dos Anjos/Secom-TO

 

Luzimangues enfim ganhou sua primeira creche pública. A nova unidade, chamada Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Duerita Pereira de Carvalho, abriu as portas no sábado, 29. O prédio fica no Loteamento Porto Seguro e vai atender crianças de 1 a 5 anos com uma estrutura moderna e pensada para o dia a dia das famílias.

Durante o evento, o governador Laurez Moreira falou sobre a importância de ampliar o acesso à educação.  “Queremos dar a oportunidade para que todos possam vencer na vida. O poder público tem o dever de melhorar a vida das pessoas e de oferecer oportunidades a todos. Fico feliz quando vejo uma inauguração como esta. No nosso governo, é prioridade cuidar bem da educação”, afirmou.

A creche tem 1.324 m² de área construída e espaço para atender 376 crianças por turno, ou 188 em tempo integral. Segundo o município, o investimento ultrapassou R$ 4 milhões.

O prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, também comentou o impacto da obra para a comunidade.  “Vivemos em um distrito em franco crescimento e hoje [sábado, 29] temos a grata oportunidade de entregar a primeira creche aos moradores de Luzimangues, com a presença do governador Laurez Moreira. Para mim, é uma alegria. Ele conhece este distrito e é um homem com um legado exemplar para nós”, disse.

A diretora da creche, Walkiria Messias Fernandes de França, explicou que a comunidade esperava por esse momento.
“É a primeira creche do distrito de Luzimangues. Um grande marco para a população. Já era aguardada há muito tempo e vai atender a primeira infância. É um marco porque as mães precisam deixar seus filhos na creche para poderem trabalhar. A comunidade esperava muito por essa entrega”, comentou.

Estrutura completa

O CMEI conta com dez salas para atividades infantis, berçário com espaços separados, fraldários, solário e sala de amamentação. Também possui lactário, cozinha industrial, refeitório, playground, sala multiuso, ambientes pedagógicos amplos e acessíveis, pátio coberto, sanitários adaptados, lavanderia, almoxarifado e áreas de apoio.

Homenagem à pioneira do distrito

A unidade leva o nome de Duerita Pereira de Carvalho, moradora histórica de Luzimangues. Ela atuou como professora, feirante e líder comunitária, sempre envolvida em ações sociais e no desenvolvimento do distrito.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias