Prefeitura de Guaraí lança licitação milionária para empresa que assumirá 409 cargos terceirizados no município

Prefeitura de Guaraí lança licitação milionária para empresa que assumirá 409 cargos terceirizados no município
Foto: Reprodução/JusTocantins

 

A Prefeitura de Guaraí iniciou um processo licitatório para escolher a empresa que ficará responsável por fornecer 409 funcionários para 33 cargos diferentes no município. O valor estimado para manter os serviços terceirizados é de R$ 22,3 milhões por ano.  O edital estabelece que o contrato inicial terá duração de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por até uma década.

De acordo com o documento publicado no dia 6 de novembro, a seleção da empresa ocorrerá por meio de pregão, no qual será escolhido o menor preço apresentado. As propostas devem ser enviadas até 25 de novembro, prazo final para participação.

O município explica, no edital, que os postos oferecidos correspondem a funções de apoio administrativo. A gestão afirma que a contratação de uma empresa é, neste momento, a alternativa mais rápida para atender às necessidades das repartições municipais, diante da urgência do processo.

“A gestão de pessoal, encargos trabalhistas e previdenciários permanecem sob responsabilidade da contratada, reduzindo riscos e encargos administrativos para o Município. Isso contribui para maior racionalização da estrutura organizacional da Secretaria”, afirma o edital.

Situação do quadro e concurso em andamento

O município esclarece que não há falta de servidores nas unidades públicas, mas que a contratação temporária busca manter a rotina administrativa enquanto o concurso público não é concluído.
A prefeitura destaca que o certame já tem comissão instituída e que a terceirização tem caráter provisório. Conforme o edital, “a contratação via empresa terceirizada tem caráter transitório, assegurando a continuidade e eficiência dos serviços públicos”.

De acordo com o Diário Oficial, o concurso público é visto como uma alternativa permanente para suprir a demanda por servidores na área administrativa. Contudo, o documento alerta que esse tipo de contratação pode gerar impactos nas contas municipais e afetar o equilíbrio fiscal a médio e longo prazo.

As futuras admissões devem atender necessidades de oito secretarias

  • Administração e Planejamento

  • Obras e Infraestrutura

  • Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos

  • Esporte, Juventude e Turismo

  • Mulher, Habitação e Regularização Fundiária

  • Educação

  • Saúde

  • Assistência Social

Confira a nota da prefeitura 

A Prefeitura de Guaraí esclarece que o pregão destinado à contratação de empresa responsável pela prestação de serviços terceirizados constitui medida legal, amplamente adotada na Administração Pública, e não representa aumento do quadro funcional. Trata-se da substituição temporária do modelo de contratação atualmente utilizado, assegurando continuidade dos serviços públicos, segurança jurídica e garantia de direitos trabalhistas até que seja concluído o Concurso Público Municipal.

O concurso já se encontra em fase avançada, com comissão instituída e procedimentos internos em andamento. As próximas etapas dependem da finalização da revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) e da adequação às normas previdenciárias previstas na Emenda Constitucional nº 103/2019.

Essas adequações são indispensáveis, uma vez que os planos atualmente vigentes, datados de 2015 e 2016, encontram-se desatualizados e, inclusive, já foram suspensos por ordem judicial no passado, gerando prejuízos à Administração e também aos próprios servidores. A revisão em andamento tem o objetivo de corrigir essas distorções, garantindo legalidade, sustentabilidade financeira e evitando a criação de novos passivos administrativos e previdenciários.

Todas as justificativas técnicas e legais já foram apresentadas aos competentes Órgãos de Controle Externo, não havendo, até o momento, qualquer recusa, impedimento ou determinação contrária às medidas adotadas pelo Município.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias