Dia do índio ou dia dos Povos Indígenas? Entenda o que mudou

Algumas pessoas se depararam com uma mudança de nomenclatura nesta quarta-feira, 19, do que era anteriormente conhecido como “Dia do Índio” para “Dia dos Povos Indígenas”.

Essa mudança ocorreu como parte de um movimento de conscientização e respeito à diversidade dos povos indígenas do Brasil, reconhecendo que eles não são um grupo homogêneo e que possuem diferentes culturas, línguas e tradições.

O antigo “Dia do Índio” celebrado nesta data tinha um tom mais comemorativo, enquanto o “Dia dos Povos Indígenas” tem um caráter mais reflexivo.

Buscando ressaltar a importância de reconhecer e valorizar a diversidade cultural dos povos indígenas, além de lutar pelos seus direitos e proteger seus territórios.

Em julho de 2022, a Lei 14.402 foi aprovada, oficializando a mudança em questão.

Lucia Alves, psicopedagoga e moradora da região sul de Palmas, comentou sobre o assunto: “Se para o índio a palavra é considerada problemática por não ser um termo que considera a diversidade dos povos indígenas, é preciso que todos os cidadãos entendam o quanto isso é importante, para todos nós também”, frisou.

A psicopedagoga, que trabalha com educação infantil, ainda salientou, que isso precisa ser trabalhado de forma bem didática, despertando neles ( público infantil) um interesse ainda maior pela diversidade.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias