Tocantins está entre os quatro Estados que mais atuam contra a embriaguez no trânsito, segundo ranking nacional

Tocantins está entre os quatro Estados que mais atuam contra a embriaguez no trânsito, segundo ranking nacional
Foto: Felix Carneiro/Governo do tocantins

 

O Governo do Tocantins, por meio do Detran, apertou o cerco contra motoristas que insistem em misturar álcool e volante. Entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, o Estado conseguiu um feito importante: ficou em quarto lugar no ranking nacional da Lei Seca, organizado pelo Fórum Permanente Operações Lei Seca do Brasil. No ranking, apenas Mato Grosso, Rondônia e Bahia ficaram à frente do Tocantins.

No período, equipes do Detran-TO estiveram em 23 municípios, usando 11 viaturas e contando com 34 agentes, que aplicaram 426 testes do bafômetro para identificar quem estava dirigindo alcoolizado.

O presidente do Detran, Saboinha Júnior, reforçou o foco das ações.  “Nós estamos trabalhando arduamente para prevenir sinistros e mortes de trânsito causados pela influência de álcool e direção. Caminhamos agora para o final do ano e iremos mobilizar o máximo do efetivo dos agentes de trânsito para coibir infrações e crimes de trânsito, em especial a alcoolemia e embriaguez ao volante”.

Foto: Detran/Governo do Tocantins

As operações contaram com apoio de 38 membros das forças de segurança, incluindo PMTO, BPMRED e Guarda Municipal de Araguaína. Ao todo:

  • 918 veículos foram abordados

  • 4 mil pessoas foram alcançadas

  • 33 veículos foram removidos (25 motos e 8 carros)

  • Ações aconteceram em cidades como Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Pedro Afonso, Colinas, Araguaçu, Peixe, entre outras.

Entre os 426 testes de bafômetro:

  • 19 deram positivo,

  • 407 foram negativos,

  • 14 motoristas se recusaram a soprar.

Houve ainda:

  • 10 autuações por alcoolemia,

  • 9 motoristas flagrados com nível igual ou acima de 0,34 mg/L, o que configura crime segundo o CTB.

Nas recusas, os agentes encontraram dois condutores visivelmente embriagados. Quando há sinais claros, como dificuldade de ficar em pé, fala arrastada ou olhos vermelhos, o motorista é levado para a delegacia.

Ainda durante as ações, dois TCOs por desacato foram registrados.

Trabalho diário 

Além das operações nacionais, o Detran-TO reforça que mantém patrulhamento diário, campanhas educativas e ações especiais, tudo para tirar de circulação condutores que colocam vidas em risco ao dirigir sob efeito de álcool ou drogas.

Como está o Brasil no combate à alcoolemia

A última edição da Operação Lei Seca Nacional que envolve todos os Detrans do país registrou:

  • 17.890 testes aplicados,

  • 1.316 motoristas autuados,

  • 325 infrações por alcoolemia,

  • 214 crimes de embriaguez,

  • 777 recusas ao teste.

Posição do Tocantins no ranking nacional

O ranking divulgado em 1° de dezembro mostra os primeiros colocados:

  1. Mato Grosso

  2. Rondônia

  3. Bahia

  4. Tocantins

O levantamento é organizado pelo Fórum Operações Lei Seca do Brasil e vinculado à Associação Nacional dos Detrans (AND).

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias