Após décadas de atrasos e disputas judiciais, ponte sobre o Rio Araguaia será inaugurada nesta terça (18) com presença de Lula

Após décadas de atrasos e disputas judiciais, ponte sobre o Rio Araguaia será inaugurada nesta terça (18) com presença de Lula
Foto: Reprodução

 

A ligação entre Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA), na BR-153, chega ao fim de uma longa espera. A ponte de 1,7 km sobre o Rio Araguaia será inaugurada nesta terça-feira, 18, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A nova estrutura encerra o uso obrigatório das balsas e estabelece uma travessia permanente entre Tocantins e Pará.

A construção enfrentou diversas interrupções, incluindo uma disputa judicial que paralisou o empreendimento. A retomada só ocorreu depois que a Advocacia-Geral da União (AGU) obteve autorização da Justiça Federal, em junho deste ano, para destravar o contrato. Sem essa decisão, o impasse poderia ter provocado prejuízos estimados em até R$ 130 milhões, segundo o Governo Federal.

Além da questão judicial, a obra também acumulava pendências relacionadas às desapropriações nas cabeceiras da ponte. Esses entraves vinham de gestões anteriores e impediram a conclusão da etapa final de encabeçamento e aterro. Após tratativas técnicas e processos de conciliação, as áreas foram liberadas e os serviços puderam ser finalizados.

Impactos para o transporte e para a economia regional

A ponte passa a integrar um dos principais corredores logísticos do Norte e do Matopiba região que envolve Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. A expectativa é de que mais de 1,5 milhão de pessoas sejam beneficiadas direta ou indireta-mente com a nova rota.  A travessia deve facilitar o escoamento da produção, reduzir custos de transporte e conectar diferentes modais, como a Ferrovia Norte-Sul e a Hidrovia Tocantins-Araguaia.

O presidente do Partido dos Trabalhadores no Tocantins, Nile William, comentou sobre a relevância da entrega.
“A entrega da Ponte do Araguaia é a materialização de um compromisso do presidente Lula e do PT com o povo tocantinense e paraense. Enquanto outros governos deixaram a obra paralisada e enfrentando problemas judiciais e de desapropriação, nosso governo agiu. Esta ponte não é só de concreto e aço; é de esperança, desenvolvimento e justiça social para nossa gente”, declarou.

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias