Audiência para recontar votos de vereador em Palmas é suspensa por decisão que atende pedido do PL

Audiência para recontar votos de vereador em Palmas é suspensa por decisão que atende pedido do PL
Foto: Reprodução

 

A audiência pública marcada para recalcular os votos do cargo de vereador em Palmas, referente às eleições municipais de 2024, não vai mais acontecer na data prevista. O encontro, que seria realizado na segunda-feira, 17, às 9h, no Cartório da 29ª Zona Eleitoral, foi suspenso nessa quarta-feira, 12, apenas um dia depois do anúncio do procedimento. 

O juiz Luiz Zilmar dos Santos Pires atendeu a um pedido do Partido Liberal (PL) e concedeu tutela de urgência para barrar a retotalização. Com a decisão, o magistrado anulou os efeitos do Edital nº 66, que chamava partidos, federações, Ministério Público Eleitoral, OAB, imprensa e sociedade para acompanhar o ato. 

A sessão agora suspensa tinha sido designada porque a Justiça Eleitoral decidiu anular os 2.508 votos do Partido Social Democrático (PSD) por fraude à cota de gênero. A sentença, publicada em 6 de novembro, aceitou a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) proposta pelo suplente Raimundo Nonato Ribeiro de Souza, o Nonatão da Quatro (PP). 

Conforme apontado no processo, o PSD teria registrado duas candidaturas femininas apenas para cumprir formalmente a exigência de 30% de mulheres. As candidatas Cleonice Ferreira dos Santos e Daiana Oliveira Lima não fizeram campanha, não declararam movimentação financeira e tiveram votação nula ou quase inexistente. Para o juiz, o conjunto de elementos apresentados “não deixa margem para dúvidas” sobre o caráter fraudulento das candidaturas. 

Recontagem poderia mudar a composição da Câmara Municipal

Com a anulação dos votos, a Justiça havia determinado novo cálculo do Quociente Eleitoral e Partidário (QE e QP), o que poderia alterar a distribuição das vagas na Câmara de Palmas. No entanto, a suspensão da audiência interrompe temporariamente o andamento do procedimento, que agora aguarda nova definição judicial. 

Tribunal reforça que próximos passos serão comunicados oficialmente

Em nota, a Justiça Eleitoral informou que a suspensão segue os protocolos legais após a liminar concedida e que qualquer nova data ou medida relacionada à retotalização será divulgada de forma oficial.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias