Plano de Cultura Exportadora quer levar produtos tocantinenses, como cacau e café, para o mercado internacional

Plano de Cultura Exportadora quer levar produtos tocantinenses, como cacau e café, para o mercado internacional
Foto: Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins

 

Nessa quarta-feira, 5, o auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos recebeu a abertura da Caravana Agro Exportador, promovida em parceria entre o Governo do Tocantins, a Sics, a Seagro e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O evento também marcou o lançamento do Plano Estadual de Cultura Exportadora do Tocantins (PNCE-TO).

A iniciativa tem como foco fortalecer a cultura exportadora no Estado, aproximar o setor produtivo de oportunidades internacionais e ampliar a quantidade de empresas atuantes no comércio exterior. A programação, que seguiu até essa quinta-feira, 6, inclui palestras, painéis e oficinas voltadas à qualificação técnica e à expansão de novos mercados.

Durante a solenidade, o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, ressaltou o papel da união entre governo e setor produtivo para ampliar as exportações tocantinenses.  “Tudo isso ocorre hoje como a primeira ação da nossa política local de cultura exportadora, vinculada à política nacional do MDIC. Construímos uma política que será um grande direcionador para impulsionar o processo de exportação, ampliando a base exportadora e diversificando nossa matriz. Temos condições de avançar significativamente em pesquisa, desenvolvimento e inovação”, afirmou.

Ele também destacou a assinatura do Protocolo de Intenções do Programa Mapa Conecta, durante o evento, como uma medida essencial para fortalecer a inovação no campo.  “O Mapa Conecta aproxima a estrutura institucional dos pequenos e médios produtores, levando o conhecimento tecnológico até a ponta e fortalecendo o agronegócio tocantinense”, completou.

Diversificação da pauta exportadora

O secretário da Agricultura e Pecuária, César Halum, destacou o bom desempenho do Tocantins no comércio internacional e defendeu a ampliação da variedade de produtos exportados.  “O Tocantins está bem posicionado. Hoje somos fortes na exportação de proteína animal e vegetal, mas precisamos ampliar o leque. Vamos trabalhar com muita força para incluir três novas culturas nesse mercado: o cacau, o café e a macaúba, que será o combustível do futuro”, afirmou.

Produtores enxergam novas oportunidades

Empreendedores também marcaram presença na Caravana. A responsável técnica da Associação dos Micro Agroindustriais de Palmas (Agrop), Aurilene Rodrigues Lourenço, destacou que o evento abre portas para novos mercados e fortalece os produtos regionais.  “Temos um produto diferenciado, com alto valor nutricional, que gera renda, preserva o Cerrado e carrega nossa cultura alimentar. Eventos como este fortalecem nosso caminho para o mercado internacional”, afirmou.

O produtor Flávio Maracaípe, que atua no segmento de alimentos funcionais, também ressaltou o impacto positivo da iniciativa. “É uma grande oportunidade de dar visibilidade ao nosso produto. Estamos nos preparando para exportar e o evento nos ajuda a entender melhor os caminhos do mercado internacional”, disse.

Plano Estadual de Cultura Exportadora

O PNCE-TO foi desenvolvido em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e contou com a colaboração de mais de 30 instituições públicas e privadas. O plano define ações estratégicas para ampliar o número de empresas tocantinenses no comércio exterior, identificar produtos com potencial exportador e promover capacitações e atração de investimentos.

Discussões sobre o futuro das exportações

A Caravana Agro Exportador segue nesta quinta-feira, 6, com debates sobre o tema “Oportunidades e Desafios na Exportação de Carne do Tocantins para o Mundo”.  A programação reúne representantes do Mapa, adidos agrícolas e lideranças do setor produtivo para discutir os próximos passos do Estado rumo ao protagonismo nacional nas exportações do agronegócio.

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias