Mais de 350 quilos de peixes do tipo pirarucu foram entregues ao programa Sesc Mesa Brasil, em Palmas, no sábado, 1º. A doação foi feita pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Assuntos Institucionais, após o pescado ser apreendido pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) durante a Operação Protetor dos Biomas, em Lagoa da Confusão. A apreensão ocorreu depois que os militares flagraram pesca proibida no período da piracema e encontraram ainda uma arma de fogo de uso permitido.
Essa foi a primeira apreensão registrada desde o início do período de defeso, que começou oficialmente neste sábado e segue até o dia 28 de fevereiro de 2026. A operação, que teve apoio da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar, aplicou uma multa ambiental de R$ 30 mil. Como os peixes estavam em boas condições para o consumo, a Justiça autorizou que fossem destinados ao Sesc Mesa Brasil, responsável por repassar os alimentos a cerca de cinco instituições sociais em Palmas.
O secretário-executivo de Assuntos Institucionais, Gilmar Cavalcante, explicou que a orientação do governador Laurez Moreira é garantir que os produtos apreendidos nas fiscalizações ambientais sejam revertidos em benefício social. “O Sesc Mesa Brasil faz um trabalho essencial de combate à fome e ao desperdício. A determinação do governador é clara e toda apreensão de alimentos deve ser destinada a programas sociais. É uma forma de garantir que o que foi obtido de forma irregular volte em forma de solidariedade”, destacou.
Denúncias levaram à operação
Segundo o comandante do BPMA, tenente-coronel Geraldo Magela, a ação foi planejada a partir de denúncias e informações levantadas por meio de inteligência. “Durante a fiscalização, flagramos a pesca ilegal, inclusive com uso de arma de fogo. Após os procedimentos legais e apreensões, os peixes foram destinados a instituições que realizam trabalhos sociais, garantindo que o material apreendido seja aproveitado de forma correta e em benefício da população”, disse o oficial.
Fiscalização reforçada na piracema
O comandante-geral da PMTO, coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza, destacou que a fiscalização será rigorosa durante o período de reprodução dos peixes. “A ação do nosso Batalhão Ambiental cumpre um papel fundamental na proteção da nossa fauna aquática, especialmente neste período crítico da piracema. Esta apreensão expressiva, logo no primeiro dia, mostra que a fiscalização será intensa e rigorosa. Além de coibir o crime ambiental, ficamos satisfeitos em ver o resultado desse trabalho revertido em ação social, transformando um ato ilícito em alimento para quem mais precisa, através de parceiros sérios como o Sesc Mesa Brasil. A PMTO continuará vigilante na proteção dos nossos rios”, afirmou.
Programa de combate à fome
O Sesc Mesa Brasil é reconhecido como o maior programa nacional de combate à fome e ao desperdício de alimentos. Ele funciona como uma rede de bancos de alimentos que recolhe e distribui doações para instituições sociais cadastradas.
No Tocantins, o programa tem unidades em Palmas, Araguaína e Gurupi, e também promove ações educativas sobre segurança alimentar e aproveitamento consciente dos alimentos, fortalecendo a solidariedade e o apoio a quem mais precisa.









