A Polícia Civil do Tocantins, através da 5ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (5ª DEIC/Guaraí), cumpriu, na manhã de terça-feira, 7, dois mandados de prisão emitidos pela 1ª Vara Criminal de Guaraí. Os alvos foram dois homens, identificados pelas iniciais O.D.A.S., 29 anos, e W.S.R., 27 anos.
O delegado-regional Joelberth Nunes de Carvalho detalhou que O.D.A.S. foi sentenciado a 11 anos de prisão por tráfico de drogas, conforme os artigos 33 e 35 da Lei nº 11.343/2006. Já W.S.R. recebeu pena de 10 anos e dois meses por tráfico e por participação em organização criminosa, nos termos do artigo 2º da Lei nº 12.850/2013.
Segundo a autoridade policial, os mandados de prisão foram emitidos em razão de condenações definitivas, resultado de investigações realizadas pela 5ª DEIC/Guaraí.
Ligação com facções criminosas
As apurações mostraram que os dois têm vínculos com uma facção que atua nacionalmente e possui ramificações no Tocantins. “Chama a atenção o fato de que um dos homens presos se identificava como ‘Deus da Guerra’”, ressaltou o delegado.
Além disso, ambos teriam relação com um grupo criminoso de Goiás, aliado a outra organização de alcance nacional. Após os procedimentos legais, os presos foram entregues à Polícia Penal de Guaraí para início do cumprimento das penas determinadas pelo Judiciário.
O delegado Joelberth Nunes destacou a importância da ação. “Essa é mais uma ação muito exitosa da Polícia Civil do Tocantins, que retirou de circulação dois homens de alta periculosidade. Agora, presos, deverão cumprir as sentenças às quais foram condenados. Assim, a população de Guaraí está um pouco mais protegida e segura”, afirmou.