O primeiro Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea) do Tocantins abriu as portas à população nessa terça-feira, 7, em Palmas. A cerimônia de entrega foi conduzida pelo governador Laurez Moreira na sede da unidade, situada na região sul da capital.
O investimento inicial foi de R$ 13 milhões, via Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), e a gestão ficará sob responsabilidade do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH). O atendimento ao público começa na segunda-feira, 13, oferecendo 250 vagas iniciais, com possibilidade de expansão.
No novo espaço, crianças a partir de dois anos terão acesso a terapias específicas para Transtorno do Espectro Autista (TEA), contribuindo para o desenvolvimento biopsicossocial. O objetivo é melhorar a qualidade de vida das crianças e de suas famílias, além de estimular habilidades e participação em atividades culturais, esportivas e de lazer.

Durante a inauguração, o governador destacou a relevância do centro para inclusão e políticas públicas. “É dever do poder público garantir assistência a todos que precisam. A inauguração deste primeiro centro especializado é um marco histórico para a saúde, a inclusão e, sobretudo, para a dignidade humana. Este novo espaço oportuniza às crianças com Transtorno do Espectro Autista o direito de desenvolver suas potencialidades e as famílias encontrarão apoio e orientação. Que aqui floresçam histórias de superação, conquistas e de amor”, afirmou Laurez Moreira.
Formação de profissionais de saúde
O secretário de Estado da Saúde, Vânio Rodrigues de Souza, explicou que o Cetea terá papel estratégico na capacitação de profissionais. “Com o Cetea, o Estado passa a assistir à população que necessita do serviço. Além da assistência a crianças a partir de dois anos com apoio multidisciplinar, o centro oferecerá capacitação aos profissionais de saúde sobre a temática, o que ampliará essa assistência a outros municípios do Tocantins”, disse.
Estrutura e equipe multiprofissional
O Cetea contará com equipe formada por coordenador, supervisor de Análise do Comportamento Aplicada (ABA), terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogo, cuidador em saúde, assistente social, psicólogo clínico, enfermeiro, educador físico ou psicomotricista, pedagogo e responsável técnico. Todos atuarão de forma integrada para garantir um atendimento completo e personalizado.
Além do atendimento direto às famílias, o centro também desenvolverá ações de capacitação profissional, promovendo conscientização sobre TEA e fortalecendo os serviços regionais de saúde do Tocantins.
Compromisso do INDSH
Marcelo Andrade, representando o INDSH, reforçou o papel da instituição na gestão da unidade. “Somos a ponta da execução dos trabalhos e contamos com a colaboração do governo estadual. Deixo, em nome do nosso presidente José Carlos Rizoli, o compromisso do INDSH em honrar essa parceria e trazer o melhor acolhimento possível aos palmenses e ao Tocantins. Estamos aqui com a missão de cuidar de vidas”, salientou.
O diretor-executivo do Cetea, Leisson Pinheiro, detalhou a estrutura da unidade. “É um marco extremamente importante, pois é um centro de referência, considerado um dos maiores do Brasil. Aqui, temos um jardim sensorial, área de lazer e amplos espaços para terapia, tanto individual quanto em grupo. Nosso perfil de atendimento será voltado a pacientes dos níveis de suporte 2 e 3, utilizando a metodologia ACA [Análise do Comportamento Aplicada] para melhor acompanhamento. É um serviço altamente diferenciado e especializado”, explicou.
Sobre o Instituto INDSH
O Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) é uma Organização Social de Saúde (OSS) que atua desde a década de 1950, com foco na gestão de hospitais, clínicas e unidades de referência. A instituição presta serviços nas áreas de assistência social e saúde, garantindo bem-estar e boa gestão médico-hospitalar.
No Cetea, o INDSH será responsável pela gestão, operacionalização e execução dos serviços de saúde e reabilitação das crianças com TEA, em parceria com a SES/TO, conforme Termo de Compromisso firmado entre as partes.