O Governo do Tocantins vai promover, entre os dias 10 e 12 de outubro, a etapa regional dos Jogos Indígenas Akwẽ Xerente, na Aldeia Nova MrãiWahâ, do povo Akwẽ Xerente, em Tocantínia. A iniciativa é organizada pela Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot) e marca o início de um grande projeto que reunirá povos indígenas de várias regiões do estado até 2026.
Nesta primeira fase, cerca de 90 atletas indígenas participarão de provas que fazem parte do cotidiano e da tradição dos povos originários. As disputas incluem arco e flecha, corrida de tora, atletismo masculino e feminino, cabo de força e futebol nas duas categorias.
No total, mais de 210 atletas devem participar das cinco etapas regionais previstas, que envolverão os povos Xerente, Karajá, Krahô, Javaé, Apinajé e Karajá Xambioá. Cada grupo indígena poderá escolher as modalidades que melhor representam seus costumes e identidades culturais.
A secretária dos Povos Originários e Tradicionais, Narubia Werreria, destacou o simbolismo do evento e o compromisso do governo com a valorização das culturas indígenas. “É com muita alegria que anunciamos os Jogos Indígenas Akwẽ Xerente. Estamos apoiando integralmente esses jogos porque precisamos fortalecer nossas tradições e nossa cultura. Esse é o compromisso da Sepot na gestão do governador Laurez Moreira. Convidamos toda a população para prestigiar esse momento tão importante e significativo”, afirmou.
Atletas indígenas ganham mais visibilidade
O coordenador da etapa e liderança local, Leomar Xerente, também ressaltou o impacto da iniciativa para os atletas e comunidades. “Vamos realizar a etapa regional Xerente, que é muito importante para o nosso povo. É a oportunidade de valorizar nossos jogos tradicionais e garantir competições significativas para os atletas Akwẽ”, destacou.
União entre esporte, cultura e tradição
Com o início dos Jogos Indígenas Akwẽ Xerente, o Governo do Tocantins reforça a proposta de unir esporte, cultura e identidade, incentivando a continuidade das práticas tradicionais e o fortalecimento dos povos indígenas em todo o estado.