Governo realiza mutirão de cirurgias eletivas em Augustinópolis

Governo realiza mutirão de cirurgias eletivas em Augustinópolis
Foto: André Araujo

 

A Secretaria de Estado da Saúde deu início nessa quinta-feira, 25, a um mutirão de cirurgias eletivas no Hospital Regional de Augustinópolis (HRAug). A ação atende pacientes cadastrados na Central Estadual de Regulação (CER) e segue até sábado, 27, oferecendo procedimentos nas especialidades de ginecologia e urologia para 30 pessoas. O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

No primeiro dia do mutirão, foram realizadas dez cirurgias urológicas minimamente invasivas, com foco no tratamento de litíase renal (pedra nos rins), incluindo ureterorrenolitotripsia rígida e flexível a laser.

“É recompensador poder participar deste momento, sabendo que esses procedimentos mudarão a qualidade de vida dessas pessoas, trarão mais tranquilidade a seus familiares. Agradeço a toda equipe médica e seus auxiliares por proporcionarem às pessoas qualidade de vida”, afirmou o diretor administrativo do HRAug, Marcos Bueno.

Impacto para pacientes e região

O enfermeiro supervisor do centro cirúrgico, Hugo Cardoso Rodrigues, destacou a importância do mutirão. “A ação vai muito além de um procedimento técnico, ela representa esperança e alívio para pacientes que aguardavam pelo atendimento, devolvendo qualidade de vida e dignidade. Para a nossa região, o impacto é imensurável. Além de reduzir a fila de espera, reforça o compromisso do Estado em oferecer acesso a cuidados especializados e em fortalecer a rede pública de saúde”.

Depoimentos de pacientes

Moradora de São Sebastião, Lorrana Pereira da Conceição, contou sua experiência: “A expectativa da cirurgia, eu pensei que eu ia passar mais mal. Eu já tinha feito uma, aí a primeira eu passei mal e, nesta aqui, já foi mais tranquila. Não foi nem um mês direito me ligaram para fazer a outra. Eu fiquei na emergência, já na primeira vez que eu vim. Me trataram muito bem”.

Pâmela Silva Reis, de 18 anos, de Ananás do Tocantins, também relatou sua experiência. “Aguardava ansiosa por essa cirurgia e, desde o momento que me ligaram já com a data, o atendimento foi muito bom e a cirurgia foi rápida”.

Foto: SES/Governo do Tocantins
Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias