Defensoria Pública doa 500 peças de roupas à Casa da Mulher Brasileira em Palmas

Doação de roupas à Casa da Mulher Brasileira de Palmas é parte de relevante projeto com as mulheres vítimas de violência - Foto: Rafael Batista / Comunicação DPE-TO

Ação integra o projeto “Ponto de Partida”, que busca gerar renda e fortalecer a autonomia das mulheres atendidas

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) realizou nesta quarta-feira (11) a entrega de 500 peças de roupas à Casa da Mulher Brasileira, em Palmas. Os itens, repassados pela Receita Federal, serão utilizados no projeto “Ponto de Partida”, iniciativa voltada para promover geração de renda e incentivar o protagonismo feminino entre mulheres em situação de vulnerabilidade.

A entrega foi conduzida pelo defensor público-geral do Tocantins, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves, e pela secretária municipal da Mulher de Palmas, Solange Duailibe, à superintendente da Casa da Mulher Brasileira, Monik Dorta.

Pedro Alexandre destacou o caráter social da ação:

“Transformamos peças que seriam incineradas em oportunidades. Essa parceria representa nosso compromisso com a atuação em rede e com políticas que impactam a vida de muitas mulheres em vulnerabilidade”.

Já Solange Duailibe reforçou o papel da iniciativa na reconstrução de trajetórias:

“A Casa da Mulher Brasileira é um espaço de acolhimento e esperança. Com projetos como o ‘Ponto de Partida’ e o ‘Entre Linhas e Sonhos’, oferecemos ferramentas para que essas mulheres retomem suas vidas com dignidade”.

Ponto de Partida

O projeto é coordenado pelo Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem) da Defensoria, em parceria com a Receita Federal e a Casa da Mulher Brasileira. A proposta é utilizar as roupas doadas em oficinas de capacitação e ações de empreendedorismo, como bazares e feiras.

A defensora pública Téssia Gomes Carneiro, coordenadora em substituição do Nudem, ressaltou que a iniciativa amplia a atuação da Defensoria para além do campo jurídico:

“É essencial que também atuemos em projetos sociais. O ‘Ponto de Partida’ é exemplo de integração entre políticas públicas que oferecem novas possibilidades às nossas assistidas”.

A superintendente Monik Dorta frisou que a autonomia financeira é fundamental para romper ciclos de violência:

“A falta de renda é um dos principais entraves para que muitas mulheres consigam recomeçar. Já estamos organizando oficinas, buscando maquinário e firmando parcerias para dar início às atividades”.

Também participou da entrega a assessora do Nudem, Nicole Vilhena.

Foto de Redação
Redação
Redação do Site JusTocantins.
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias