Tocantins em Alerta: Governo intensifica medidas contra incêndios florestais na zona rural

Com a chegada do período de estiagem no Tocantins e o consequente aumento do risco de incêndios florestais, o Governo do Estado está intensificando as ações preventivas e reforçando as orientações para produtores rurais. O objetivo é proteger o meio ambiente e os recursos produtivos das propriedades rurais. A principal medida foi a suspensão da […]

Com a chegada do período de estiagem no Tocantins e o consequente aumento do risco de incêndios florestais, o Governo do Estado está intensificando as ações preventivas e reforçando as orientações para produtores rurais. O objetivo é proteger o meio ambiente e os recursos produtivos das propriedades rurais.

A principal medida foi a suspensão da emissão e da vigência das Autorizações Ambientais de Queima Controlada (AQCs) em todo o território estadual desde o dia 20 de julho. A proibição, oficializada pela Portaria nº 155/2025, segue em vigor até 30 de outubro. A portaria é uma medida anual, adotada durante o período seco, que é historicamente crítico para o surgimento e a propagação de fogo no bioma Cerrado.

A suspensão, no entanto, não se aplica a algumas situações específicas. Entre as exceções estão as ações de prevenção e combate a incêndios florestais realizadas em Unidades de Conservação (UCs), atividades educacionais e práticas de agricultura de subsistência de populações indígenas e tradicionais.

 

Orientações para Prevenção

Para auxiliar os produtores a evitar que o fogo se alastre, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) reforça um conjunto de estratégias práticas e eficazes:

  • Construir aceiros: Recomenda-se a criação de aceiros mecanizados com pelo menos três metros de largura ao redor da propriedade para impedir a propagação do fogo.
  • Limpeza de áreas: É fundamental roçar o entorno de estradas, cercas e pastagens, além de manter limpas as áreas próximas da sede, currais e plantações, para diminuir o material seco e inflamável.
  • Revisão de maquinário: Máquinas agrícolas devem ser vistoriadas frequentemente, pois faíscas e superaquecimento podem iniciar incêndios acidentais.
  • Plano de emergência: O Naturatins sugere organizar um plano de contenção e rotas de fuga em conjunto com propriedades vizinhas.
  • Acesso à água: Garantir acesso a represas, tanques ou córregos é essencial para o combate inicial do fogo.

Como Denunciar

A população tem um papel essencial na preservação do meio ambiente. Qualquer sinal de fumaça suspeita ou indício de incêndio criminoso deve ser denunciado imediatamente aos canais oficiais do Naturatins. O anonimato do denunciante é garantido.

  • Linha Verde: 0800 063 1155
  • WhatsApp (exclusivo para mensagens): (63) 99106-7787
Foto de Redação
Redação
Redação do Site JusTocantins.
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias