O Tocantins comemora na sexta-feira, 15 , o Dia do Senhor do Bonfim como feriado estadual pela primeira vez. A data foi oficializada pela Lei nº 4.509, de 25 de setembro de 2024, reconhecendo a importância da Romaria do Senhor do Bonfim, considerada a maior manifestação religiosa do estado e que atrai fiéis de várias regiões do país para Natividade, Tabocão e Araguacema.
“Instituir o Dia do Senhor do Bonfim como feriado estadual é reconhecer o valor histórico, cultural e religioso dessa tradição tão importante para o nosso estado. Reforço meu compromisso de fortalecer essas tradições que unem as comunidades e perpetuam a fé, além de impulsionar o turismo religioso. Essa celebração é muito importante para manter viva a nossa cultura local e o desenvolvimento socioeconômico”, destacou o governador Wanderlei.
O festejo começou no dia 6 de agosto e segue até o dia 15, com novenas, procissões, caminhadas, terços, show do Padre Fábio de Melo, 13 , e missa campal de encerramento. O Governo do Estado oferece apoio em segurança, infraestrutura e organização por meio das secretarias de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Social.
História da devoção
A Romaria do Senhor do Bonfim começou em 1750, quando um vaqueiro encontrou uma imagem de Cristo crucificado em um tronco no povoado Bonfim. A imagem teria desaparecido de sua casa e reaparecido no local original, fato que deu início à tradição. Desde então, a festa reúne milhares de devotos, muitos deles percorrendo a pé os 23 km entre Natividade e o povoado.










