Polícia conclui investigação sobre golpe do falso advogado e aponta 47 suspeitos de enganar clientes em Palmas

 

A Polícia Civil do Tocantins finalizou nesta quarta-feira, 23 , a investigação da Operação Espada de Themis, que aconteceu no dia 10 deste mês e teve ações nos estados do Ceará e Alagoas. O foco foi desarticular um grupo criminoso que aplicava golpes se passando por advogados na internet.

Ao todo, 47 pessoas foram indiciadas e devem responder por diversos crimes: estelionato com uso de fraude eletrônica, lavagem de dinheiro, uso de identidade falsa e participação em organização criminosa.

As investigações começaram no início de 2024, depois que 20 vítimas relataram terem caído no golpe. Todas elas eram clientes de escritórios de advocacia em Palmas, e seis das vítimas eram idosas. Os criminosos fingiam ser advogados para enganar e roubar essas pessoas. O prejuízo total chegou a aproximadamente R$ 150 mil.

Mandados cumpridos e prisões mantidas

Na operação, a polícia cumpriu dez mandados de prisão temporária e nove de busca domiciliar. Depois dessa fase, os investigadores pediram à Justiça que as prisões temporárias virassem preventivas, o que foi aceito pela 4ª Vara Criminal de Palmas.

Segundo o delegado Lucas Brito Santana, responsável pela investigação, apesar de o caso envolver muitas vítimas e detalhes, a operação foi bem-sucedida.   “O resultado para a população é o desmantelamento de uma organização criminosa, constituída em torno da modalidade fraudulenta. A atuação da Polícia Civil reforça a confiança na credibilidade do sistema de persecução penal como um todo”.

Sete presos e três foragidos

Até agora, sete suspeitos foram presos e outros três ainda estão foragidos. As informações finais da investigação já foram enviadas para o Poder Judiciário, que vai analisar o caso junto ao Ministério Público do Tocantins.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias