Governo divulga dados sobre qualidade da água em rios monitorados no Tocantins

 

Durante os primeiros três meses de 2025, a qualidade da água monitorada em 80 pontos diferentes no Tocantins foi considerada boa ou ótima. A maioria desses locais teve pontuações acima de 80 no Índice de Qualidade da Água (IQA), o que é um ótimo sinal.

Nessa segunda-feira, 14, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) divulgou o Boletim de Qualidade da Água do primeiro trimestre deste ano. Esse documento traz os dados coletados entre fevereiro e maio em vários rios e bacias do estado que fazem parte do sistema Tocantins-Araguaia. Ao todo, são avaliados até 18 diferentes itens que indicam como está a situação da água.

O secretário Marcello Lelis reforçou que a água é essencial para a vida e para o meio ambiente. Segundo ele, o Tocantins tem duas grandes bacias hidrográficas Tocantins e Araguaia que se conectam com outros cursos d’água menores. Por isso, o Governo mantém o compromisso de acompanhar de perto a qualidade da água e investir na proteção das matas e no uso responsável dos recursos naturais.

Como são feitas as análises

As medições são feitas a cada três meses e verificam vários aspectos da água. Entre os pontos avaliados estão: temperatura, turbidez (o quanto a água está turva), oxigênio dissolvido, acidez (pH), presença de sólidos e outros componentes.

Além disso, são analisados nutrientes como fósforo, nitrogênio e seus derivados (como nitrato e amônia), além de verificar a presença de bactérias (coliformes) e, em algumas regiões, até resíduos de defensivos agrícolas.

Equipamentos e laboratório garantem precisão

Algumas dessas medições são feitas com equipamentos chamados sondas multiparamétricas. Já as análises químicas e microbiológicas são feitas a partir da coleta de amostras, que depois são levadas para o laboratório, seguindo os padrões definidos pelo Guia Nacional de Coletas e Preservação de Amostras.

Trabalho técnico 

Todos esses dados são organizados pela equipe técnica da Gerência de Hidrometeorologia, que faz parte da Diretoria de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da Semarh. O boletim final reúne essas informações e mostra como está a situação da água nos principais pontos do estado.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias