Neste sábado, dia 7, todos os 139 municípios do Tocantins participam do Dia D de vacinação contra o HPV. A ação, organizada pela Secretaria Estadual da Saúde (SES-TO), tem como principal objetivo vacinar adolescentes entre 15 e 19 anos. A meta é alcançar 90% de cobertura entre mais de 50 mil jovens que ainda não tomaram a vacina.
Luciano Lima, secretário-executivo da SES, reforça que a vacina é uma forma eficaz de proteger os jovens e a população. “Pedimos a todos os pais que levem seus filhos para se imunizarem e, assim, garantir um futuro mais saudável para eles”.
A gerente de imunização da SES, Diandra Sena, lembrou que todas as Unidades Básicas de Saúde estarão funcionando neste sábado. “Por isso, é muito importante que os jovens procurem uma das UBSs [Unidades Básicas de Saúde], que estarão abertas durante o sábado. Todos os 139 municípios do Tocantins estão mobilizados para o evento. Na oportunidade, também estará disponível a vacinação contra Influenza e outros imunizantes”.
O Ministério da Saúde lançou essa mobilização em todo o país para alcançar quem não se vacinou na idade ideal. A vacina contra o HPV está disponível desde 2014, mas muitos jovens deixaram de tomar. Em 2024, foi identificado que cerca de 7 milhões de adolescentes entre 15 e 19 anos ainda não haviam sido imunizados no Brasil.
Entenda o que é o HPV
O HPV é um vírus que se transmite principalmente pelo contato sexual ou de pele com pele. Os tipos 16 e 18 são os mais perigosos, pois causam 70% dos casos de câncer no colo do útero. Outros tipos do vírus podem causar verrugas genitais e até câncer na vagina, pênis, ânus, garganta, boca e língua.
Como é a vacina contra o HPV
A vacina usada é a quadrivalente, aplicada por injeção, e distribuída gratuitamente pelo SUS. Ela é indicada para prevenir essa infecção sexualmente transmissível, que também pode ser passada da mãe para o bebê no momento do parto.
O público principal da campanha são meninas e meninos de 9 a 14 anos. Também podem receber a vacina pessoas de 9 a 45 anos que vivem com HIV, que passaram por transplantes ou que estão em tratamento contra o câncer.
Cobertura vacinal no Tocantins
Em 2024, o Tocantins registrou 90,78% de cobertura vacinal entre meninas e 74,21% entre meninos. O público-alvo total era de 50.338 adolescentes.