Governo promove Dia D de vacinação contra HPV para jovens de 15 a 19 anos em todo o Tocantins neste sábado, 7

 

Neste sábado, dia 7, todos os 139 municípios do Tocantins participam do Dia D de vacinação contra o HPV. A ação, organizada pela Secretaria Estadual da Saúde (SES-TO), tem como principal objetivo vacinar adolescentes entre 15 e 19 anos. A meta é alcançar 90% de cobertura entre mais de 50 mil jovens que ainda não tomaram a vacina.

Luciano Lima, secretário-executivo da SES, reforça que a vacina é uma forma eficaz de proteger os jovens e a população. “Pedimos a todos os pais que levem seus filhos para se imunizarem e, assim, garantir um futuro mais saudável para eles”.

A gerente de imunização da SES, Diandra Sena, lembrou que todas as Unidades Básicas de Saúde estarão funcionando neste sábado. “Por isso, é muito importante que os jovens procurem uma das UBSs [Unidades Básicas de Saúde], que estarão abertas durante o sábado. Todos os 139 municípios do Tocantins estão mobilizados para o evento. Na oportunidade, também estará disponível a vacinação contra Influenza e outros imunizantes”.

O Ministério da Saúde lançou essa mobilização em todo o país para alcançar quem não se vacinou na idade ideal. A vacina contra o HPV está disponível desde 2014, mas muitos jovens deixaram de tomar. Em 2024, foi identificado que cerca de 7 milhões de adolescentes entre 15 e 19 anos ainda não haviam sido imunizados no Brasil.

Entenda o que é o HPV

O HPV é um vírus que se transmite principalmente pelo contato sexual ou de pele com pele. Os tipos 16 e 18 são os mais perigosos, pois causam 70% dos casos de câncer no colo do útero. Outros tipos do vírus podem causar verrugas genitais e até câncer na vagina, pênis, ânus, garganta, boca e língua.

Como é a vacina contra o HPV

A vacina usada é a quadrivalente, aplicada por injeção, e distribuída gratuitamente pelo SUS. Ela é indicada para prevenir essa infecção sexualmente transmissível, que também pode ser passada da mãe para o bebê no momento do parto.

O público principal da campanha são meninas e meninos de 9 a 14 anos. Também podem receber a vacina pessoas de 9 a 45 anos que vivem com HIV, que passaram por transplantes ou que estão em tratamento contra o câncer.

Cobertura vacinal no Tocantins

Em 2024, o Tocantins registrou 90,78% de cobertura vacinal entre meninas e 74,21% entre meninos. O público-alvo total era de 50.338 adolescentes.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias