Com melhor avaliação social e ambiental da Região Norte, Tocantins se destaca no IPS 2025

 

O Tocantins conquistou a melhor colocação entre os estados da Região Norte no Índice de Progresso Social (IPS) Brasil 2025, alcançando a nota de 58,76. Divulgado na quinta-feira, 29 , o índice avalia a qualidade de vida da população por meio de critérios ligados às áreas sociais e ambientais.

No comparativo regional, o Tocantins ficou à frente de todos os outros estados nortistas. O ranking seguiu com Amazonas (57,91), Roraima (57,81), Rondônia (56,79), Amapá (56,72), Acre (56,29) e Pará (53,71). O estudo leva em conta três aspectos centrais: atendimento às necessidades básicas, acesso ao bem-estar e oportunidades de desenvolvimento.

O governador Wanderlei Barbosa comentou sobre a posição de destaque do estado.  “Com muita satisfação, recebemos o resultado do Índice de Progresso Social 2025, confirmando o Tocantins como o estado mais bem avaliado da Região Norte do país. Esse reconhecimento reforça que estamos no caminho certo, com políticas públicas que priorizam a melhoria da qualidade de vida das pessoas, especialmente nas áreas de educação, saúde, moradia e inclusão social”.

Entenda o que é o IPS

O Índice de Progresso Social é uma ferramenta que analisa o bem-estar da população de forma ampla, indo além de fatores econômicos. Ele mede se as pessoas dispõem de condições básicas para se desenvolverem. No Brasil, o IPS permite acompanhar a realidade social e ambiental de todos os 5.570 municípios, possibilitando comparações entre cidades, estados e regiões.

Planejamento orientado por dados

Para o secretário estadual de Planejamento e Orçamento, Sergislei de Moura, o IPS é um instrumento essencial para nortear as decisões do governo. “O IPS avalia os 139 municípios do Tocantins e os 5.570 municípios do Brasil, fornecendo dados valiosos que orientam o planejamento com foco nos avanços sociais. O Tocantins ocupa a primeira colocação na Região Norte, o que evidencia tanto os desafios superados quanto a eficácia do planejamento contínuo das ações governamentais. É fundamental considerar esses indicadores para garantir um desenvolvimento estruturado, com resultados sociais concretos, beneficiando diretamente a população”.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Com quase 10 anos de experiência em comunicação, Flávia exerceu diversas funções ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentou o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Flávia é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias

Tocantins atinge adesão total ao Selo UNICEF 2025-2028 em todos os municípios

  O Ministério Público do Tocantins (MPTO) anunciou que os 139 municípios do estado aderiram ao Selo UNICEF 2025-2028, um marco histórico alcançado por meio da articulação direta do MPTO. Com a adesão, cada cidade se compromete a implementar ações intersetoriais em saúde, educação, assistência social, participação cidadã e combate às violências até 2028. Ao […]

Prefeito Eduardo Siqueira define prorrogação do concurso da Educação e garante convocações conforme déficit de vagas

  O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, recebeu nessa terça-feira, 26, quatro representantes da comissão do cadastro de reserva do concurso da Educação do município. Durante o encontro, o prefeito comentou os impasses e reforçou que as decisões precisam considerar a realidade orçamentária atual. “O planejamento orçamentário realizado para o concurso da Educação foi […]