Aposentados e pensionistas já podem pedir devolução de descontos indevidos pelo INSS a partir desta quarta, 14

 

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem, a partir desta quarta-feira, 14 , solicitar o ressarcimento de valores descontados sem autorização nos últimos anos. O procedimento deve ser feito digitalmente, por meio do aplicativo ou site Meu INSS, ou ainda pelo telefone 135.

Uma nova funcionalidade foi liberada no aplicativo: o serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, que permite identificar a associação ou entidade responsável pelos descontos feitos no benefício do segurado.

Mais de 9 milhões de pessoas começaram a receber notificações nessa terça-feira, 13 , alertando sobre possíveis cobranças por parte de entidades. Caso o beneficiário não reconheça a cobrança, já pode iniciar o processo para reaver os valores diretamente nos canais do INSS.

Diante do aumento no volume de acessos, o INSS informou que podem ocorrer instabilidades na plataforma. A Dataprev, responsável pela infraestrutura tecnológica do sistema, está monitorando o aplicativo em tempo real para garantir o funcionamento.

Atendimento presencial está em negociação

Para atender quem não tem familiaridade com meios digitais, o governo negocia com os Correios a abertura das mais de 8,5 mil agências espalhadas pelo país para atendimento presencial. O objetivo é garantir o acesso dos segurados de forma segura e eficiente.

Como acessar a notificação

O primeiro passo é baixar o aplicativo Meu INSS, disponível gratuitamente na App Store (para iOS) e na Google Play Store (para Android). Depois de instalado, o usuário deve criar uma conta usando o CPF. Essa mesma conta também permite acesso a outros serviços do Governo Federal por meio do sistema Gov.br.

Também é possível se registrar no Meu INSS usando o internet banking de bancos parceiros, acessando a opção “Entrar com seu banco” no próprio app.

Para visualizar os avisos dentro do app, basta tocar no sininho no canto superior direito da tela inicial. Em seguida, clique em “Configurar Notificações” e depois ative a opção “Permitir notificações”.

Tipos de mensagens enviadas

O sistema está disparando dois tipos de mensagens: uma geral para todos os beneficiários, e outra específica para quem teve descontos identificados em seu benefício. O envio dessas notificações já está em andamento desde o dia 13.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
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