Estudantes que pretendem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 sem pagar a taxa de inscrição têm até as 23h59 desta sexta-feira, 2 , para solicitar a isenção. O prazo foi estendido pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 25 de abril.
O pedido deve ser feito exclusivamente online, acessando a Página do Participante com o login da plataforma Gov.br.
Participantes que conseguiram isenção em 2024, mas não compareceram aos dias de prova, precisam justificar a ausência caso queiram solicitar a gratuidade novamente. Esse processo também ocorre pela Página do Participante.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, é necessário comprovar o motivo da falta com documentação específica.
A gratuidade pode ser solicitada por quem se enquadra em uma das situações abaixo:
-
Estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em escolas públicas, no ano de 2025;
-
Pessoas que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular;
-
Participantes do programa Pé-de-Meia;
-
Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).
Quais motivos são aceitos como justificativa de ausência
Para quem faltou ao Enem 2024 e quer tentar isenção novamente, o Inep aceita as seguintes justificativas:
-
Assalto ou furto;
-
Acidente de trânsito;
-
Morte de familiar próximo;
-
Nascimento de filho ou exercício da paternidade;
-
Mudança de residência para acompanhar familiar;
-
Internação médica ou odontológica;
-
Emergência de saúde;
-
Detenção;
-
Compromissos escolares ou profissionais.
Importante: os acontecimentos precisam ter ocorrido nas datas de prova 3 e 10 de novembro (provas regulares) ou 10 e 11 de dezembro (reaplicações).
Próximas datas importantes
O Inep divulgará o resultado da análise dos pedidos de isenção e das justificativas no dia 12 de maio. Quem tiver o pedido negado poderá apresentar recurso entre os dias 12 e 16 de maio. O resultado final será publicado em 22 de maio.
Mesmo quem tiver a isenção aprovada, precisará se inscrever normalmente no Enem 2025, em data que será informada futuramente.
E quem tiver o pedido recusado
Candidatos que não apresentarem recurso ou tiverem a solicitação indeferida deverão pagar a taxa de inscrição dentro do prazo que será estabelecido pelo edital oficial do Enem 2025.
O valor da taxa ainda não foi divulgado. Na edição anterior, o custo foi de R$ 85. Em 2024, dos 4,3 milhões de inscritos confirmados, cerca de 63,6% conseguiram isenção.