Mais de 4 mil aprovados no Concurso Unificado já podem ser nomeados

 

O governo federal oficializou, a autorização para a nomeação de 4.330 aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União por meio da Portaria nº 3.114, assinada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Os aprovados contemplados nesta etapa ocuparão vagas em cargos que não exigem curso de formação inicial. Ao todo, 16 órgãos e entidades da administração pública federal estão autorizados a dar início aos trâmites de nomeação e posse. Segundo o MGI, alguns desses atos já devem ser publicados a partir de maio.

Durante um evento promovido pela CNN Brasil no dia 23 de abril, a ministra da Gestão, Esther Dweck, destacou que os novos servidores representam uma renovação no funcionalismo federal.  “Com a publicação da portaria, essas pessoas poderão ingressar no serviço público brasileiro nas próximas semanas, contribuindo para a renovação e o fortalecimento da nossa administração pública”.

Recursos garantidos no orçamento de 2025

A autorização foi baseada na Lei Orçamentária Anual de 2025, que já está sancionada e reserva recursos suficientes para as nomeações. A documentação técnica e jurídica que embasa a portaria foi elaborada pelo próprio ministério e aprovada pela Secretaria de Orçamento Federal.

Diversos órgãos e áreas contempladas

Entre as instituições com vagas liberadas estão os ministérios da Saúde, Agricultura, Cultura, Gestão e Planejamento, além de autarquias como IBGE, INEP, INCRA, FUNAI e AGU. As vagas abrangem funções de nível médio e superior, com cargos nas áreas de educação, engenharia, estatística, tecnologia, administração pública, entre outras.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias