Diante do crescimento expressivo de casos de Covid-19, a Prefeitura de Porto Nacional determinou a volta do uso obrigatório de máscaras em órgãos públicos, unidades de saúde e instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas. O decreto, assinado pelo prefeito Ronivon Maciel (União), também cancelou as festividades de Carnaval deste ano.
O município registrou um aumento de 128% nos casos de Covid-19 apenas nos primeiros 15 dias de fevereiro, em comparação com todo o mês de janeiro. Entre os dias 9 e 15 de fevereiro, foram contabilizados 66 novos diagnósticos, com 18 casos ativos no período. Além disso, um idoso de 87 anos, que possuía comorbidades, morreu em decorrência da doença.
Quem deve usar máscara
O decreto estabelece que o uso de máscara é obrigatório para todos que circulam em unidades de saúde, incluindo profissionais, pacientes e acompanhantes, independentemente do status vacinal. Também devem utilizar o item de proteção pessoas com sintomas gripais, diagnóstico confirmado ou que tiveram contato recente com infectados.
A recomendação de uso de máscara também se estende a grupos de risco, como idosos, gestantes, puérperas, imunocomprometidos, transplantados e pacientes oncológicos.
Publicação oficial e validade das regras
As novas determinações foram publicadas no Diário Oficial do município no dia 21 de fevereiro e já estão em vigor. A Prefeitura reforça a necessidade de prevenção e monitora a evolução dos casos para avaliar futuras medidas.