A Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) terá um novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). O anúncio foi realizado nesta segunda-feira (10), durante a cerimônia de comemoração dos 32 anos da corporação, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues. O prefeito Eduardo Siqueira Campos destacou a importância da medida para a valorização da categoria.
“Não há reconhecimento melhor do que a valorização da categoria. Eu envio hoje para a Casa Civil a mensagem com o novo Plano de Cargos e Carreiras da Guarda”, afirmou o prefeito durante o evento.
A solenidade também homenageou membros da GMP e autoridades municipais, com destaque para o subinspetor Acácio de Souza Dares (in memoriam), falecido em 2021 em decorrência da Covid-19. A honraria foi entregue simbolicamente à família do subinspetor.
Em sua fala, o comandante da GMP, Gilmar Fernandes, ressaltou a evolução da instituição ao longo dos anos, mencionando a criação de grupamentos operacionais e ambientais, além de um projeto social que utiliza a música para transformar a vida de jovens na cidade. “Hoje temos o grupamento operacional, a Romu, e o grupamento ambiental, que realiza um importante trabalho junto à Fundação Municipal de Meio Ambiente”, explicou.
Expansão das operações e novos profissionais
Durante a cerimônia, Eduardo Siqueira Campos anunciou que pretende expandir a presença da GMP em todas as regiões de Palmas. Segundo o prefeito, a proposta inclui a convocação de candidatos aprovados no concurso público realizado em 2023.
“A Guarda é um patrimônio do povo de Palmas. Ela nasceu com a missão de cuidar dos espaços públicos, mas se transformou em um braço de proteção social. Nosso objetivo é ampliar a presença da GMP em toda a cidade, garantindo que a população não apenas tenha uma sensação de segurança, mas se sinta efetivamente protegida”, enfatizou.
Histórico e estrutura atual da GMP
Criada em 1993 pela Lei Complementar nº 001, a Guarda Metropolitana de Palmas foi instituída com a missão de proteger o patrimônio público municipal. Desde então, a instituição passou por diversas mudanças, ampliando seu efetivo e modernizando suas operações.
O primeiro concurso público ocorreu em fevereiro de 1993, e em 1998, a corporação formou a primeira turma feminina. Atualmente, a GMP conta com um efetivo de 198 guardas, sendo 25 mulheres e 173 homens, distribuídos em áreas estratégicas da segurança pública.
Em 2022, a instituição lançou um novo concurso, cujo curso de formação começou em novembro de 2023 e está previsto para terminar entre abril e maio de 2025. Ao todo, 95 novos alunos guardas estão em treinamento para integrar a corporação.