Na manhã desta sexta-feira, 7, a Polícia Civil do Tocantins deflagrou a operação “Adsumus – Estado presente”, visando o cumprimento de mandados de busca e apreensão em áreas rurais de Palmeirante. O foco da operação foi o combate a conflitos de terra, que resultaram na prisão de cinco pessoas em flagrante.
Os mandados foram executados na Fazenda Vargem Boa e em 154 barracos do Assentamento Dina Guerrilheira. Segundo o delegado regional Jodivan Benevides, a ação foi motivada por denúncias de ameaças com armas de fogo, feitas tanto pelos assentados quanto pelos proprietários da fazenda. As investigações começaram no ano passado, após o recebimento de relatos de ambos os lados.
Durante a operação, não houve resistência, e as armas e munições ilegais foram encontradas com os detidos. “A operação ocorreu sem nenhum tipo de intercorrência, não houve resistência. As armas e as munições foram encontradas com cinco pessoas deste assentamento e em razão do flagrante, elas foram presas”, afirmou o delegado.
Os detidos foram encaminhados para a 6ª Central de Atendimento da Polícia Civil, em Colinas, onde prestaram depoimentos antes de serem transferidos para a Unidade Penal da cidade. As investigações continuam, com o objetivo de esclarecer o contexto das ameaças e responsabilizar todos os envolvidos.
Operação contou com grande mobilização policial
A operação envolveu cerca de 100 policiais civis de diversas unidades, incluindo as Divisões Especializadas em Repressão ao Crime Organizado, Homicídios e Proteção à Pessoa, Repressão a Narcóticos, além do Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE) e diversas delegacias regionais.