A Prefeitura de Palmas tornou-se a primeira no Tocantins a aderir ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). O ato aconteceu na tarde dessa terça-feira, 21, em um evento que contou com a presença do prefeito Eduardo Siqueira Campos, do secretário extraordinário de Igualdade Racial e Direitos Humanos, José Eduardo de Azevedo, e representantes do movimento negro, além de outras autoridades locais.
A assinatura do termo foi realizada no Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, reforçando o compromisso da capital com ações antirracistas. Esse foi um passo importante que abre as portas para verbas federais. Uma reunião emocionante, de muita representatividade. É um marco para políticas públicas em prol de uma cidade cada vez mais justa”, destacou o prefeito de Palmas.
O secretário José Eduardo de Azevedo também destacou o papel das lideranças locais. “Este é um momento histórico para Palmas e para o Tocantins. Agradeço profundamente a todos os que vieram antes de nós e que, com sua luta, tornaram possível conquistas como essa. Não poderia deixar de agradecer também ao Movimento Negro da nossa cidade, que com sua resistência tem sido fundamental para fortalecer as políticas públicas raciais e ao Coletivo Somos, que tem sido nossa base no Parlamento para a construção dessas política. E, especialmente, agradeço o prefeito Eduardo Siqueira Campos, que com seu apoio e sensibilidade com a causa”.
Benefícios para Palmas
Com a adesão ao Sinapir, Palmas passa a integrar uma rede nacional de articulação com o Ministério da Igualdade Racial, ampliando o acesso a:
- Recursos federais para ações de promoção da igualdade racial;
- Capacitações e projetos direcionados à redução de desigualdades raciais;
- Políticas integradas nas áreas de saúde, educação, cultura e assistência social;
- Ações alinhadas ao combate ao racismo e à promoção da diversidade.
O que é o Sinapir?
Criado pela Lei nº 12.288/2010, o Sinapir é um sistema que busca articular políticas públicas e iniciativas voltadas à superação do racismo no Brasil. Palmas, ao aderir, dá um importante passo para institucionalizar ações antirracistas e fortalecer o trabalho em prol da igualdade racial na cidade e no Estado.