Na manhã desta terça-feira (14), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Tocantins (FICCO/TO) realizou a Operação Alforria, com o objetivo de desarticular grupos criminosos envolvidos no tráfico de drogas e homicídios nos complexos habitacionais Vila do Sol e Lago Sul 2, localizados no Jardim Aureny III, em Palmas. A iniciativa contou com a participação da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e o apoio logístico da Guarda Metropolitana de Palmas.
Cerca de 250 agentes cumpriram 17 mandados de busca e apreensão, investigando crimes como participação em organização criminosa, lavagem de dinheiro e tráfico de entorpecentes, previstos nas leis 12.850/2013, 9.613/1998 e 11.343/2006, respectivamente.
A operação teve como foco restabelecer a segurança nos residenciais, devolver dignidade aos moradores e fortalecer a presença estatal em áreas vulneráveis à criminalidade. A ação também busca reduzir conflitos entre facções criminosas e enfraquecer suas operações na região.
“A Polícia Militar do Tocantins reafirma seu compromisso de proteger a sociedade e garantir o direito à segurança de cada cidadão. Este é um exemplo da força do trabalho integrado em prol da população”, destacou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, que acompanhou a mobilização das tropas.
A FICCO/TO é uma força-tarefa composta por diferentes órgãos de segurança pública, criada para intensificar a investigação e repressão a organizações criminosas e crimes violentos, contribuindo para a manutenção da ordem e da segurança nacional.