Parceria com INDSH avança projeto de centro especializado para autismo no Tocantins

Fundado na década de 1950, o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano tem consolidada experiência na gestão de hospitais e unidades de saúde

 

Uma reunião entre o Governo do Tocantins e o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) teve como foco a proposta de um centro de atendimento para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O encontro aconteceu no Palácio Araguaia, com a presença de representantes do governo estadual, liderados pelo secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes Filho, e do deputado estadual Léo Barbosa, que representou a Assembleia Legislativa. O evento reforçou o compromisso do Estado em aprimorar os serviços de assistência à população com necessidades especiais.

Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, o governador Wanderlei Barbosa prioriza a criação de um complexo que atenda às demandas de pessoas que necessitam de cuidados especiais. A parceria com o INDSH, entidade filantrópica com expertise na área de saúde e assistência social, busca viabilizar a implantação desse projeto. Deocleciano Gomes destacou que a iniciativa representa um passo importante para fortalecer as políticas de inclusão e reabilitação no Tocantins.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, afirmou que as discussões com o INDSH já estão em estágio avançado e que a previsão é dar início à implementação do projeto em 2025.  “Estamos desenvolvendo um projeto em parceria com uma entidade que possui ampla experiência em reabilitação intelectual e física. Neste momento, nosso foco está na reabilitação intelectual, com o objetivo de estruturar um serviço de referência no Tocantins. A previsão é de que, no início do próximo ano, avancemos com a formalização do contrato e a execução do projeto”.

Contribuição do INDSH no cenário nacional

O presidente-executivo do INDSH, José Carlos Rizoli, destacou a relevância da instituição, que atua em vários estados brasileiros, gerenciando hospitais e unidades de pronto-atendimento. “Temos hospitais grandes e médios, além de Unidade de Pronto Atendimento. Administramos e fazemos gestão de todos eles. No caso do Tocantins, estamos especialmente felizes com a possibilidade de contribuir, pois percebemos que o Estado já reconheceu a importância de criar um centro especializado para o atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista”.

Reconhecimento do legislativo estadual

De acordo com o deputado estadual Léo Barbosa, o apoio do governador Wanderlei Barbosa foi decisivo para a concretização das discussões com o INDSH. O parlamentar também sublinhou a expertise da entidade, que já gerencia 16 hospitais no Brasil, sendo referência em inclusão e reabilitação.

“Recebemos aqui representantes de uma entidade que cuida de 16 hospitais no país e que é referência no cuidado, na inclusão e na reabilitação da pessoa que necessita de cuidados especiais. Nós estamos formatando um projeto fantástico com o aval do governador Wanderlei Barbosa, que nos deu total condição de discutir e abrir as portas do Governo do Tocantins para que isso possa ocorrer de fato. Nossa expectativa é que já no próximo ano possamos transformar esse projeto em realidade, colocando o Tocantins como referência em acolhimento, inclusão e reabilitação para todo o país”, destacou Léo Barbosa.

História e impacto do INDSH

Fundado na década de 1950, o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano tem consolidada experiência na gestão de hospitais e unidades de saúde. Além de prestar serviços de qualidade em assistência social e saúde, a organização se destaca pela promoção do bem-estar dos pacientes e pela eficiência na administração médico-hospitalar, tornando-se uma referência no país.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia Mais