PMTO lança terceira edição da Operação Cidade Blindada para intensificar a segurança em Palmas e região
A operação incluirá bloqueios policiais em pontos estratégicos e nas rotas de acesso a Palmas, com ênfase em abordagens preventivas e na busca de materiais ilegais, com o intuito de combater atividades criminosas
Na manhã dessa quinta-feira, 31, a Polícia Militar do Tocantins (PMTO) iniciou a terceira edição da Operação Cidade Blindada. Essa ação tem o objetivo de aumentar a segurança nas áreas de Palmas, além dos distritos de Taquaruçu, Luzimangues e Buritirana, por meio de patrulhamento tanto preventivo quanto repressivo. A operação contará com a mobilização completa do efetivo do Comando de Policiamento da Capital (CPC), além de equipes especializadas e da Academia de Polícia Militar Tiradentes (APMT).
O coronel PM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, que é o comandante-geral da PMTO, reuniu os líderes das unidades para ressaltar a importância dessa operação na proteção da segurança pública e na redução dos índices de criminalidade.
“Tivemos bons resultados anteriormente e buscamos replicá-los. A prioridade é garantir a segurança da população com uma atuação humanizada, focada no policiamento ostensivo e preventivo, mas com prontidão para uma resposta rápida, se necessário”, destacou o coronel.
Durante o lançamento, a coronel PM Lourdes Cristina Coelho Rodrigues, que comanda o CPC, compartilhou orientações operacionais com os líderes das unidades. “A Operação Cidade Blindada já é tradicional aqui na PMTO e tem por finalidade intensificar a segurança em áreas prioritárias, em que o reforço do efetivo faz esse trabalho mais intenso em algumas áreas”.
A Operação Cidade Blindada III incluirá bloqueios policiais em pontos estratégicos e nas rotas de acesso a Palmas, com ênfase em abordagens preventivas e na busca de materiais ilegais, com o intuito de combater atividades criminosas. Os efetivos envolvidos na operação são os dos 1º e 6º Batalhões, a Força Tática, a Patrulha Rural e o Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas (BPMRED).
Práticas respeitosas e eficazes
As equipes especializadas seguirão o Procedimento Operacional Padrão (POP), implementando ações que respeitem os direitos constitucionais e humanos. A operação ocorrerá até o dia 1º de novembro, com o propósito de aumentar a visibilidade da Polícia Militar nas ruas e garantir a segurança da capital e seus distritos.
Colaboração com a comunidade
A PM destaca que a segurança pública é uma responsabilidade compartilhada entre o Estado e a sociedade. A participação da população é vital para fornecer informações e entender a importância das abordagens, que visam proteger tanto os cidadãos quanto os policiais.