Procon Tocantins recebe mais de 600 queixas sobre internet fixa e orienta consumidores sobre direitos e compensações

Os consumidores podem verificar se a velocidade da internet está dentro do que foi contratado, checando suas faturas ou usando os canais de atendimento das operadoras

 

O Procon Tocantins já recebeu mais de 600 queixas relacionadas à má qualidade do serviço de internet fixa em 2024. Para ajudar os consumidores, o órgão elaborou algumas orientações sobre o que fazer em casos de queda do serviço ou quando a velocidade não corresponde ao que foi contratado.

De acordo com o órgão, se houver interrupções no serviço, a empresa deve aplicar um desconto proporcional na fatura do cliente, referente ao período em que a internet ficou fora do ar. Esse desconto aparecerá na próxima conta.

Caso isso não ocorra até o segundo mês seguinte, o consumidor pode considerar essa cobrança inválida e solicitar a devolução em dobro do valor pago, conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Em situações mais severas, é possível pedir uma indenização.

“As operadoras devem adotar todas as medidas necessárias para garantir a boa prestação dos serviços. Oscilações, interrupções e velocidades abaixo do contratado não são aceitáveis”, esclarece Magno Silva, superintendente interino do Procon Tocantins.

Como verificar a velocidade

Os consumidores podem verificar se a velocidade da internet está dentro do que foi contratado, checando suas faturas ou usando os canais de atendimento das operadoras, como aplicativos e serviços telefônicos.

De acordo com as regras da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras devem fornecer, em média, pelo menos 80% da velocidade contratada, assegurando um mínimo de 40% durante os horários de pico.

Passos a seguir em caso de problemas

  1. Registre o horário e a duração da interrupção ou da queda de velocidade. Essas informações são fundamentais para pedir compensação ou ressarcimento por eventuais danos.
  2. Realize um teste de velocidade e, caso a velocidade esteja abaixo do contratado, tire uma captura de tela do resultado como prova.

Com essas informações em mãos, você pode fazer sua denúncia ao Procon Tocantins pelo WhatsApp Denúncia: (63) 9 9216-6840 ou pelo Disque 151.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Com quase 10 anos de experiência em comunicação, Flávia exerceu diversas funções ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentou o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Flávia é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias