Aposentados com mais de 65 anos têm isenção na taxa de renovação da CNH pelo Detran-TO

Caso haja falsificação de documentos, a pessoa poderá ser obrigada a pagar a taxa de renovação e sofrer penalidades adicionais

 

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) anunciou que cidadãos com mais de 65 anos, que vivem apenas com o salário da aposentadoria, têm direito à isenção da taxa de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Esta medida é regulamentada pela Portaria n° 82/2019 e pela Lei n° 3.549/2019, ambas publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE).

Para obter a gratuidade, os interessados devem apresentar uma série de documentos junto ao pedido de renovação, incluindo:

  • Documento de identidade com foto recente e em bom estado
  • Comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone)
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • CNH atual ou boletim de ocorrência em caso de perda
  • Contracheque
  • Certidão ou outro comprovante de aposentadoria
  • Declaração de não possuir empresas registradas em nome próprio
  • Declaração de que os únicos rendimentos são provenientes da aposentadoria

Essas declarações serão fornecidas e assinadas no momento da solicitação da isenção.

Exigências Adicionais e Penalidades

Embora a taxa de renovação seja isenta, os beneficiados ainda precisarão cumprir todas as demais exigências para a renovação da CNH. Caso haja falsificação de documentos, a pessoa poderá ser obrigada a pagar a taxa de renovação e sofrer penalidades adicionais, incluindo multas e sanções administrativas, civis e penais.

 

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias