Servidor da Prefeitura de Rio dos Bois registra boletim de ocorrência contra Prefeito e Candidato em razão de coação e pressão política
A intimidação para adesão à campanha eleitoral rendeu boletim de ocorrência em que é citado até monitoramento em redes sociais
Um servidor do Município de Rio dos Bois registrou Boletim de Ocorrência na 55ª Delegacia de Polícia da cidade de Miranorte nesta quarta-feira, 28. De acordo com o registro, o Prefeito, Moacyr Oliveira e o Candidato a Prefeito, Joel Alves Rufino (Republicanos) estariam continuamente coagindo o servidor a aderir a sua Campanha Eleitoral, determinando o comparecimento em comitê e adesivação de sua residência.
Morador do bairro Beira Rio, o servidor público que registrou o B.O., alega que a intimidação começou ainda no mês de julho, e foram direcionadas também à sua companheira, que também é servidora pública do Município. Conforme informações prestadas, a negativa de adesivar sua residência teria sido motivo de ‘humilhação e intimidação’ tanto pelo candidato Joel Alves Rufino, como pelo atual prefeito, Moacir Oliveira, que ameaçaram os servidores de demissão.
De acordo com o comunicante, vários servidores que não apoiam a campanha do candidato do Prefeito, se encontram passando pela mesma situação.
Monitoramento
Segundo a denúncia, com exigência de adesão à campanha eleitoral, o gestor chega a afirmar inclusive que estaria monitorando as redes sociais dos funcionários. O servidor autor da denúncia teria sido abordado com a seguinte afirmação: “tudo o que fizer o candidato saberia”, consta no Boletim de Ocorrência. O monitoramento das atitudes dos servidores também seria feito pelos vereadores: “Os vereadores ficam monitorando as residências e ficam repassando para o candidato Joel para ele intimidar os servidores que não demonstram apoio”.
O Ministério Público Eleitoral também foi acionado acerca da situação.
De acordo com a legislação eleitoral, a suposta prática, configura abuso de político e pode causar a inelegibilidade dos envolvidos.