Procon Tocantins orienta sobre suspensão de serviços nas férias

Saiba como economizar durante suas viagens suspendendo temporariamente alguns serviços

Para quem planeja viajar e quer reduzir os gastos, o Procon Tocantins fornece orientações sobre os serviços que podem ter a suspensão temporária solicitada. A iniciativa visa ajudar os consumidores a economizar enquanto estão fora de casa.

Rafael Pereira Parente, superintendente do Procon Tocantins, ressalta a importância de conhecer os direitos como consumidor. “Ao entender seus direitos, o consumidor pode evitar dificuldades financeiras. Serviços como TV por assinatura, telefone fixo, energia elétrica e fornecimento de água podem ser suspensos, permitindo economia durante o período de ausência”, afirmou.

Magno Silva, diretor de fiscalização do Procon, alerta para a necessidade de estar com os pagamentos em dia para solicitar a suspensão de água e energia. “É crucial que o consumidor tenha quitado suas contas para poder pedir o desligamento desses serviços”, destacou.

Para dúvidas ou problemas, os consumidores podem contatar o Procon pelo Disque Procon 151 ou pelo WhatsApp Denúncia no número (63) 99216-6840.

 

Regras para Suspensão de Serviços

  • TV por assinatura: A suspensão pode ser solicitada por um período mínimo de 30 dias e máximo de 120 dias, desde que o pagamento esteja em dia. Não há custo para a interrupção, que pode ser feita uma vez a cada 12 meses. O serviço deve ser restabelecido em até 24 horas após o pedido.
  • Telefone fixo: A suspensão também pode ser solicitada uma vez ao ano, entre 30 e 120 dias, sem custo adicional. A reativação da linha deve ocorrer em até 24 horas após a solicitação. Se a interrupção for inferior a um mês ou superior a quatro meses, a operadora pode cobrar uma taxa.
  • Energia elétrica: A suspensão temporária é possível, porém, as concessionárias costumam cobrar uma taxa de religação, o que pode não ser vantajoso para ausências prolongadas. A retomada do fornecimento deve ocorrer em até 24 horas nas áreas urbanas e 48 horas nas zonas rurais.
  • Água: O consumidor deve consultar a empresa de abastecimento para verificar os documentos necessários e se há custos para a suspensão e religação do serviço.

Essas medidas permitem que os consumidores reduzam seus gastos durante as férias, garantindo um retorno sem surpresas financeiras.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia Mais