A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de Palmas, Tocantins, expandiu a oferta de locais para tratamento vacinal contra a raiva em casos de possível contaminação por animais infectados. Agora, oito Unidades de Saúde da Família (USF) estão integradas à rede de atendimento, proporcionando maior acessibilidade à população.
Antes, a vacina contra a raiva estava disponível apenas em algumas unidades específicas, como as Unidades de Pronto Atendimento Norte e Sul, além do Hospital Geral de Palmas (HGP). Com a ampliação, as seguintes USFs também oferecem o tratamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h:
- Unidade de Saúde da Família Arno 42 (405 Norte)
- Unidade de Saúde da Família Loiane Moreno Vieira (Arse 24 – 210 Sul)
- Unidade de Saúde da Família Sátilo Alves de Sousa (Arso 111 – 1103 Sul)
- Unidade de Saúde da Família Liberdade (Jardim Aureny III)
- Unidade de Saúde da Família José Hermes Rodrigues Damaso (Setor Sul)
- Unidade de Saúde da Família Jardim Taquari
- Unidade de Saúde da Família Walter Pereira Morato (Taquaruçu)
- Unidade de Saúde da Família Mariazinha (Buritirana)
QUEM DEVE SE VACINAR
Se necessário, a aplicação da vacina será iniciada na UPA e concluída na unidade de saúde. O esquema de profilaxia da raiva humana será determinado pelo médico ou enfermeiro, considerando a gravidade do caso. No caso de agressão por parte de algum animal, é fundamental procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima o mais rápido possível.
MEDIDAS PREVENTIVAS
Além da vacinação após a exposição ao vírus da raiva, o Ministério da Saúde recomenda a profilaxia pré-exposição para pessoas com risco de contato frequente com animais infectados, como profissionais da área veterinária e de laboratório.
SOBRE A RAIVA
A raiva é uma doença causada pelo Vírus do gênero Lyssavirus, transmitida ao ser humano pela saliva de animais infectados, geralmente por meio de mordeduras. Seus sintomas incluem mal-estar geral, febre leve, anorexia, dor de cabeça, náuseas, entre outros. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para evitar complicações.