Pesquisa aponta queda na aprovação do governo Lula para 51%, com evangélicos como principais desaprovadores

A pesquisa indicou que os evangélicos representam o segmento com maior índice de desaprovação em relação ao governo

 

Uma pesquisa conduzida pela Quaest e divulgado na manhã da última quarta-feira, 6, apontou uma diminuição no índice de aprovação do Governo Lula entre os brasileiros, quando comparado com o mesmo período do ano anterior.

O levantamento, realizado com 2 mil entrevistados, indicou que 46% desaprovam a administração do Chefe do Executivo Nacional, enquanto 51% expressaram aprovação pelo trabalho do presidente. Um total de 3% dos participantes optou por não responder ou afirmou não saber.

No ano anterior, esse índice foi três pontos percentuais superior, pois, na ocasião, 54% dos entrevistados demonstraram aprovação ao trabalho do presidente, ao passo que 43% manifestaram reprovação.

EVANGÉLICOS SÃO OS QUE MAIS DESAPROVAM O GOVERNO:  

A pesquisa indicou que os evangélicos representam o segmento com maior índice de desaprovação em relação ao governo. Dentre os entrevistados, 62% manifestaram descontentamento com a gestão do chefe do executivo. Em contrapartida, houve um aumento de 6 pontos percentuais em relação ao ano anterior, quando 56% expressaram desaprovação. A taxa de aprovação, por sua vez, registrou uma queda equivalente, passando de 41% para 35%.

Quando questionados sobre sua avaliação em relação ao governo do presidente Lula, os evangélicos também se destacaram como o grupo com menor afinidade com o presidente. Cerca de 48% deles afirmaram avaliar negativamente o governo Lula, representando um aumento de 12 pontos percentuais em comparação ao ano anterior, enquanto 22% avaliaram de forma positiva.

O governo aparenta ter um desempenho mais favorável na percepção dos católicos. Dentro desse grupo, 42% avaliaram o presidente de forma positiva, enquanto 28% o avaliaram de forma negativa.

RECORTE POR REGIÃO: 

Dentro do contexto da aprovação, quando analisamos a divisão por regiões do país, observa-se que o índice de aprovação do governo Lula é mais alto no Nordeste, Norte e Centro-Oeste, enquanto é menor no Sul e Sudeste. Entre os entrevistados do Nordeste, 68% aprovaram o trabalho do presidente. No Norte e Centro-Oeste, essa aprovação apresenta uma equivalência estatística com uma leve vantagem numérica para o presidente: 50% x 47%.

De acordo com os dados da pesquisa, a região Sul apresenta o maior índice de desaprovação, com 57% dos entrevistados manifestando descontentamento em relação ao governo, enquanto 40% expressaram aprovação. Já no Sudeste, 52% dos entrevistados desaprovam o governo, enquanto 44% aprovam.  CONFIRA A PESQUISA ACESSANDO AQUI.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias