Defensoria Pública do Tocantins orienta consumidores sobre precauções na Black Friday para evitar prejuízos e riscos

A Defensoria Pública também destaca a necessidade de cautela durante as compras online, especialmente em épocas de promoções como a Black Friday

 

 

O Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) destaca a importância de precauções durante a Black Friday para evitar ciladas e possíveis prejuízos. O Nudecon ressalta que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) ampara todos os produtos e serviços adquiridos com descontos durante o evento.

O CDC estipula prazos para a resolução de vícios e defeitos nos produtos ou serviços. O fornecedor tem até 30 dias para corrigir vícios de qualidade ou quantidade, e a garantia legal varia de 30 dias para produtos/serviços não duráveis a 90 dias para produtos/serviços duráveis, conforme orientação do Núcleo.

A Defensoria Pública alerta sobre a troca de produtos em lojas físicas, que não é uma obrigação do fornecedor. “A possibilidade de troca é uma liberalidade, mas se a empresa se comprometeu a trocar, ela deve cumprir esse compromisso, informando claramente ao consumidor”, orienta.

No caso de compras realizadas fora do estabelecimento comercial do fornecedor, como pela internet, o consumidor tem o direito de arrependimento. De acordo com o núcleo pode devolver o produto ou cancelar o serviço em até sete dias após o recebimento, sem a necessidade de justificar o motivo. As despesas com a devolução ficam a cargo do fornecedor.

A Defensoria Pública também destaca a necessidade de cautela durante as compras online, especialmente em épocas de promoções como a Black Friday. Algumas dicas fornecidas pelo Núcleo de Defesa do Consumidor incluem verificar a segurança do site, buscar informações sobre a empresa, checar despesas adicionais e prazos de entrega, armazenar informações da compra e verificar a reputação da empresa em plataformas de reclamações.

O consumidor é aconselhado a desconfiar de propostas muito atrativas, pois podem ser armadilhas. “É crucial analisar se o preço oferecido está dentro da média de mercado e, ao comprar produtos, verificar todas as especificações, como tamanho, cor e voltagem, além de confirmar a existência de assistência técnica na região”.

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias