Grupo suspeito de garimpo em terras indígenas é alvo de operação da PF no TO

Essa ação ganha ainda mais importância por ocorrer no mês da campanha "Maio Laranja", que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a gravidade da exploração e abuso sexual infantil no Brasil
O garimpo ilegal em terras indígenas é motivo de cumprimento nesta quinta, 22, de 17 mandados de busca e apreensão em ação operação da Polícia Federal ‘Bullion’ em três estados (Goiás, Pará e São Paulo). Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal do TO, a partir de dados da investigação que apontou que minério extraído ilegalmente era exportado para empresas dos Estados Unidos, Emirados Árabes e Itália.
A Polícia Federal identificou que o minério (ouro) era extraído ilegalmente de reservas indígenas e unidades de conservação federal no Pará, em grandes garimpos na divisa com à Terra Indígena Kayapó, em Bannach (PA). Após isso, notas fiscais falsas atestam que ouro tinha sido extraído de um garimpo legalizado em Natividade, no sudeste do Tocantins.
Estão sendo apurados crimes de extração do minério de áreas proibidas, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, transporte, comercialização e exportação do ouro ilegal. Neste caso, se somadas, as penas chegam a 29 anos de prisão.
Foto de Redação
Redação
Redação do Site JusTocantins.
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias