ENDURANCE

Prof. Dr. Túlio Jorge R. de M. Chegury - Advogado (63) 8404 74 84 Operadora Vivo. - 29/03/2020

QUERIDOS, cabe fazer um alerta. Já viajei em vários navios da Marinha do Brasil. Servi quase 10 anos embarcado.

Lembro-me como se fosse ontem, de um tipo de adestramento que a esquadra sempre fazia, chamava-se “ENDURANCE”.

O “endurance” nada mais era do que lançar o navio ao mar por 30 dias, sem porto. Eram 30 dias de mar “full time”.

Por que estou lembrando disso? É muito importante que você leia até o final. É um ALERTA para você e sua família.

Durante os “endurances”, os mais antigos de bordo sempre ficavam preocupados com o "moral" da guarnição, pois lá pelo 15º dia em diante, varias coisas aconteciam, principalmente o ESTRESS.

Qualquer coisa desencadeava a porrada nos alojamentos, amigos que, antes do navio, mantinham forte relacionamento, paravam de se falar. Qualquer coisa era motivo de brigas e desavenças. Os mais antigos (do Comandante ao Sub) passavam o dia inteiro e a noite toda monitorando "o humor do pessoal a bordo", para se evitar coisas piores. Eu até já presenciei suicídio a bordo. É sério. É perigoso manter pessoas, antes livres para ir e vir e fazer o que quiserem, de repente, confinados, sem direito a ir a lugar algum. (no caso do navio, a terra mais próxima era o fundo do mar).

Agora traz isso para a realidade atual.

Nossas famílias estão confinadas dentro de casa, e eles não estão acostumados com isso. Nunca fizeram adestramento para tal. É uma situação completamente nova pra todos vocês. Em poucos dias haverá mudança de humor de vários. Preste atenção aos sinais e seja uma pessoa prudente e experiente. Elimine, logo no início, qualquer zum zum zum dentro de casa que possa prejudicar o "humor da casa". É muito importante que você seja a pessoa responsável por isso.

Procure proteger sua família e não cobre muito. Não seja rabugento, não espere tudo na mão, não seja dono do controle remoto da TV, não fique o dia inteiro deitado no sofá bebendo cerveja. Esteja o tempo todo “FULL TIME”, preocupado com o "humor da casa". Promova jogos, diversão, conversa fiada, estudo bíblico (pra quem é cristão). Assistam filmes juntos, aumente o amor, nunca ao contrário.

Sua casa irá entrar na semana que vem em outro nível psicológico e cabe a você não deixar que o pior aconteça. Você é experiente, eles não.

Mas entenda, vai acontecer. É natural e esperado que aconteça. Então, como você já sabe disso, seja precavido e não alimente papo errado, não alimente desavenças, não alimente brigas.

Seus pais, sua mulher, seus filhos, irão ficar estressados muito rapidamente, mas lembra-se:

A ÚNICA PESSOA QUE NÃO PODE FICAR ASSIM É VOCÊ.

Um Fraterno abraço...” Autor Desconhecido.

 

Necessário aqui explicitar que este texto não é de minha autoria, e nem mesmo conheço quem é o Autor. Apenas tomei a liberdade de replicar o mesmo, pois o atual momento mundial, necessita que tenhamos atitudes e pensamentos positivos e, sobretudo sensatos.....Quando souber quem é o Autor deste texto, farei questão de nominar.

Fé, Família, Honra e Força.

 

COMENTÁRIOS

 Nome:
 E-mail:
 Texto:
Comentários (0)
  • Nenhum comentário publicado.