Brigadistas do Comitê PrevIncêndio realizam curso de combate a incêndios florestais urbanos na Capital

Após receberem aulas teóricas, os 20 novos brigadistas que agora passam a compor o Comitê Municipal de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos (PrevIncêndio) participaram de aula prática de combate ao fogo. O treinamento aconteceu em uma área de vegetação, ao lado do Parque Cesamar, na manhã desta quinta-feira, 06.

As aulas práticas são ministradas pela Defesa Civil Estadual do Corpo de Bombeiros. Durante o treinamento, os brigadistas executam o manejo integrado do fogo, fazem aceiros e simulam uma situação de combate ao fogo com o uso de bombas costais, abafador e assoprador.

Os 20 brigadistas estão participando do curso de capacitação em prevenção de manejo integrado do fogo desde a última terça-feira, 04. A parte teórica, cuja carga horária é de 24 horas/aulas, foi ministrada no prédio da Prefeitura de Palmas, na Avenida JK.

Os novos brigadistas irão reforçar as ações do Comitê que é vinculado à Fundação de Meio Ambiente (FMA) e à Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), por meio da Defesa Civil, que, por sua vez, já contava com quatro brigadistas (cedidos pela FMA e já certificados pelo Corpo de Bombeiros). O grupo de brigadistas da Defesa Civil, desde maio deste ano, vem realizando trabalhos de prevenção nas áreas de preservação ambiental da Capital.

O superintendente da Defesa Civil do Município, Bruno Maciel, destaca que os novos brigadistas receberam, ainda, instruções sobre técnicas de combate a incêndio florestal, teoria do fogo e noções de primeiros socorros. "A capacitação ofereceu informações importantes aos novos brigadistas e contribuirá para o planejamento e a execução das operações no combate e na prevenção de incêndios em Palmas, disse.”

Os novos membros foram contratados pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) e vão ficar à disposição da Defesa Civil para combater incêndios florestais urbanos na Capital. A equipe ainda receberá equipamentos de proteção individual (EPIs), composto por calça, camisa, luvas, máscaras, além dos equipamentos próprios para combate ao fogo, a exemplo de bombas costais e abafadores, dentre outros.

Os trabalhos diários da Brigada de Incêndio são coordenados pela Defesa Civil Municipal, que executa o combate ao incêndio com três caminhonetes viaturas, sendo uma para a prevenção de áreas de preservação de Palmas, com a equipe que faz aceiros, e duas dedicadas ao combate ao fogo. Denúncias de queimadas podem ser feitas pelo 153.

Secom Palmas/ (foto: Luiz Henrique Machado) - 06/08/2020

COMENTÁRIOS

 Nome:
 E-mail:
 Texto:
Comentários (0)
  • Nenhum comentário publicado.