Aeronave da Segurança Pública atua no combate a incêndio na Serra do Lajeado

Rogério de Oliveira/Governo do Tocantins - 14/08/2019

Durante boa parte da tarde desta segunda-feira (12), uma equipe multimissão, a bordo do helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER – TO), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Segurança Pública - SSP, atuou no combate a um incêndio que atingiu a Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra do Lajeado, nas imediações do município de mesmo nome.

Conforme a secretária do Meio Ambiente da cidade de Lajeado, Lenízia Gomes Costa, o fogo teria começado depois que uma carreta carregada com água mineral pegou fogo, na rodovia que liga Palmas a Lajeado, no domingo, 11, e as chamas se espalharam pela vegetação da serra, tomando proporções incontroláveis.

‘Diante do quadro que se apresentava, convocamos brigadistas de Lajeado, Miracema e Tocantínia, bem como de municípios vizinhos, para ajudar no combate ao incêndio. Todavia, precisávamos da ajuda do helicóptero da SSP, porque havia muitos focos de incêndio que nossas equipes não conseguiam alcançar devido ao local de difícil acesso, e, assim, decidimos pedir o auxílio do CIOPAER para uso da aeronave, que, prontamente, atendeu ao nosso pedido e, pouco tempo depois, passou a nos ajudar na luta contra o fogo”, ressaltou a secretária. 

Inicialmente, o Tocantisn 01, nome atribuído ao helicóptero, foi até o local, prestando apoio técnico no transporte de brigadistas e técnicos para os locais de difícil acesso. No entanto, após avaliar a situação, a equipe do CIOPAER concluiu que poderia atuar diretamente no combate às chamas, que já ameaçava vilarejos existentes na serra, com o lançamento de água nos focos de incêndio localizados em regiões mais remotas.

Assim, o helicóptero, que possui um equipamento chamado Helibalde e que pode ser acoplado para carregar cerca de 550 litros de água, passou a efetuar lançamentos de água com o objetivo de debelar as chamas e, assim, auxiliar as equipes de solo no combate ao incêndio. Por mais de três horas, a equipe multimissão do Tocantins 01, efetuou o lançamento de 17 cargas de água, para controlar o incêndio e impedir que as chamas alcançassem proporções ainda maiores, ameaçando, dessa maneira, a fauna e a flora presentes no Parque Estadual do Lajeado.

Nos últimos meses, a Defesa Civil do Tocantins, juntamente com as demais forças de segurança do Estado, tem empreendido esforços no combate de incêndios em todas as partes do estado, principalmente nas regiões de serra, como a do Lajeado, tendo em vista o clima seco e a baixa umidade que tem imperado no Estado.  

COMENTÁRIOS

 Nome:
 E-mail:
 Texto:
Comentários (0)
  • Nenhum comentário publicado.