Dica 06 de curiosidades sobre o Tocantins, por Junio Batista

O Estado do Tocantins, sua história, geografia e sociedade apresentam muitas curiosidades que agora valem ouro para quem concorre a uma vaga no serviço público. É por isso que o JusTocantins firmou parceria com o Professor Júnio Batista, e trará todos os dias uma curiosidade, dica ou informação que pode fazer diferença na hora do prova. 

 

Os leitores do JusTocantins saberão por exemplo quando foi inaugurada a ponte sobre o Rio Tocantins em Porto Nacional, sobre a personalidade Manuel Alves, que deu nome a dois rios no Tocantins, além de muitas outras. 

 

Aproveite mais esse benefício do JusTocantins e acompanhe as divulgações.

 


Curiosidade 06:

O bioma Cerrado é o segundo em extensão territorial do Brasil, ocupando cerca de 25% do país. Sua área principal está na região central, embora apareçam encraves de Cerrado na Amazônia, em partes do Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil. Estima-se que a vegetação natural do Cerrado ainda represente 76% da área total desse bioma, embora parte já se encontre alterada. O Cerrado insere-se no grupo das formações savânicas globais, embora seja único por apresentar composição florística própria, cujas raízes encontram-se no período Cretáceo. Em sua ampla área de distribuição geográfica, o Cerrado abrange planícies e regiões montanhosas até cerca de 1.500 metros de altitude. Sua importância em termos de biodiversidade vêm sendo cada vez mais destacada em função das diferentes fitofisionomias existentes no bioma, sua importância para conservação de recursos genéticos próprios e os processos ecológicos únicos, em especial a resistência da vegetação à acidez do solo e aos teores de alumínio presentes. Todos estes fatores levaram a UNESCO a reconhecer também o Cerrado como Reserva da Biosfera.

 

Curiosidade 05:

Quatro dicas sobre rede hidrográfica tocantinense: 1 – é uma rede hidrográfica rica em rios, mas pobre em lagos, os poucos lagos que existe são de barragem de usina hidrelétricas; 2 – o regime de alimentação dos  nossos rios são basicamente pluvial (depende das chuvas); 3 – Praticamente quase todos os rios são perene, ou seja, não secam totalmente; 4 -  Com relação ao seu aproveitamento econômico, a tocantinense é bastante utilizada como fonte de energia e praticamente nada pra a navegação;

 

Curiosidade 04:

A mata dos cocais é uma formação vegetal típica da área de transição entre a região norte e nordeste  brasileira e que ocupa uma faixa que se estende pelos Estados do Maranhão e Piauí, mas também podem ser encontradas formações típicas da mata de cocais em outros estados como Tocantins, Ceará e Bahia. Localizada bem no meio de dois importantes biomas brasileiros, a mata de cocais, faz a transição entre a caatinga, típica do nordeste, a floresta amazônica, típica da região norte, e o cerrado, mais ao sul. A árvore símbolo da mata de cocais é o babaçu, mas também são encontrados, em menor quantidade, o buriti, a carnaúba (da qual é extraída uma cera), e a oiticica. No extrato mais baixo da mata de cocais, podemos encontrar uma grande variedade de arbustos e plantas de menor porte.

 

Curiosidade 03:

Amazônia Brasileira passou a ser chamada de Amazônia Legal, fruto de um conceito político e não de um imperativo geográfico. Foi a necessidade do governo de planejar e promover o desenvolvimento da região. E que através do Decreto-Lei nº 291 de 28.02.1967 dividi-o em Amazônia Ocidental formada pela área abrangida pelos Estados do Amazonas, Acre e territórios, Rondônia e Roraima e Amazônia Oriental composta pelos estados Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins e Mato Grosso.

 

Curiosidade 02:

Você sabia que o termo “Fronteira Agrícola” é usado para designar a região do país que sofre com o avanço das práticas agrícolas em detrimento da devastação das florestas. A Fronteira agrícola do Brasil já esteve em várias regiões. Suas mudanças aconteceram ao longo da história em virtude da situação política e econômica de cada período.  No inicio da Colonização se deu no litoral realizada pelos portugueses, com o passar dos séculos foi avançado pelo interior do Brasil, atualmente a fronteira agrícola encontra-se na Floresta Amazônica, mais especificamente nos estados do Pará, Mato Grosso, Tocantins e Maranhão, especialmente numa área que é chamada de MATOPIBA.

 

Curiosidade 01:

Atualmente sete grandes usinas hidrelétricas estão instaladas no rio Tocantins: Tucuruí (1984), Serra da Mesa (1994), Lajeado (2001), Cana Brava (2002), Peixe/Angical (2006), São Salvador (2008) e Estreito (2010). Outros quatro empreendimentos estão em diferentes fases de estudo e/ou licenciamento (Marabá, Serra Quebrada, Tupiratins e  Ipueiras)

Júnio Batista, facebook.com/juniobatista.juniobatista - 19/09/2015
Leia mais: ConcursoJúnio BatistaTocantins

COMENTÁRIOS

 Nome:
 E-mail:
 Texto:
Comentários (0)
  • Nenhum comentário publicado.