Nova sede da Justiça Federal é entregue e autoridades destacam avanços

Lorena Karlla, www.justocantins.com.br - 25/06/2013

“Estamos instalando a 4ª Vara, que é especializada em causas criminais de pequeno potencial ofensivo, e isso significa que a Justiça será mais célere, e irá alcançar os objetivos que nós estamos lutando já algum tempo, que é aproximar o cidadão da Justiça Federal, porque ela sempre era sediada nas capitais e agora ela está se aproximando mais das pessoas carentes”. A declaração foi dada ao JusTocantins pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador federal Mário César Ribeiro, em ocasião da inauguração da sede da nova Justiça Federal, e a instalação da 4ª Vara Federal, destinada ao Juizado Especial Criminal, em Palmas, na segunda, 24.

Em seu discurso durante a solenidade, o desembargador enalteceu a estrutura física entregue ao afirmar: “Inauguramos uma obra que não se resume ao concreto que se vê. Que construir a Justiça aqui seja sua maior obra”.

O presidente dividiu o destaque da solenidade com a diretora do foro da Seção Judiciária do Tocantins, juíza federal Denise Dias Dutra Drumond, o vice-governador do Estado, João Oliveira, o senador Vicentinho Alves, entre outras autoridades, como deputados e magistrados. 

Durante a solenidade, os deputados federais que se empenharam pela construção da nova sede destinando emendas parlamentares, receberam homenagens da própria diretora do foro da Seção Judiciária do Tocantins, e de outros juízes. Assim como também foram contemplados com a honraria servidores da casa e magistrados com a Juíza Daniela Maranhão Costa, lembrada por sua “dedicação e zelo em favor do judiciário tocantinense”.

 

Dependências

A nova sede da Justiça Federal no Tocantins está instalada em um terreno de 1.800 m², o novo prédio tem aproximadamente 6.600 m², distribuídos em 6 pavimentos e subsolo com garagem privativa e teve investimento de cerca de R$ 18 milhões, recursos da União, sendo parte destinada por emendas parlamentares. 

A nova sede abrigará a 1ª e 2ª Vara Federal, a Turma Recursal, a Diretoria do Foro e parte da estrutura administrativa do órgão. Na antiga sede, anexa à atual, ficarão localizados o Juizado Especial Federal e a recém-instalada 4ª Vara Federal.

Um detalhe importante do novo prédio é a destinação de uma sala especial para o advogado, em que será possível que este profissional acesse a rede de computadores, possa scannear documentos, entre outros serviços.  

“Ao mesmo tempo que estamos alegres porque está inaugurando este prédio da Justiça Federal, também estamos muito satisfeitos porque estamos instalando a advocacia dentro da Justiça Federal, em um espaço físico muito melhor”, destaca o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Epitácio Padrão, acrescentando que a sala do advogado na Justiça Federal irá beneficiar principalmente os advogados do interior do Estado durante suas atividades na Capital.

 

Relevância

Para a diretora do fora da Seção Judiciária do Tocantins, juíza federal Denise Dias Dutra Drumond, o novo prédio é uma demonstração de que o Estado cresceu. “A Justiça Federal cresce com o Tocantins. A Justiça entende os anseios da população do Tocantins e corresponde sempre ampliando suas estruturas para o atendimento melhor do jurisdicionado”, enfatiza. Veja mais detalhes da entrevista da diretora ao Justocantins.    

O Tocantins passa a contar também com 4ª Vara Federal especializada em matéria criminal com Juizado Especial Criminal adjunto e que já recebe 1800 processos redistribuídos.  O juiz federal, Adelmar Aires Pimenta da Silva será o juiz titular.

Inaugurada em 08 de maio de 1992, a Justiça Federal - Seção Judiciária do Tocantins foi o primeiro órgão público federal a se instalar na capital Palmas. Atualmente está presente também nas regiões Norte e Sul do Estado por meio de Subseções instaladas em Araguaína no ano de 2010 e Gurupi em 2011. São 10 juízes, sendo seis titular e quatro substitutos, e 159 servidores.

 

Novos Servidores

Ainda na programação da inauguração da nova sede, a Justiça Federal empossou nove servidores aprovados no 5º concurso público do TRF da 1ª Região.

 

Link correlato

Diretora do foro da Seção Judiciária do Tocantins concede entrevista ao JusTocantins

 

COMENTÁRIOS

 Nome:
 E-mail:
 Texto:
Comentários (0)
  • Nenhum comentário publicado.