Seríamos nós mais poderosos que os algoritmos?

Gustavo Rocha* - 18/11/2019

Circula pelas redes sociais e mensageiros instantâneos, áudios, vídeos e textos mencionando que se pararmos de falar de um determinado assunto, o mesmo será deixado em esquecimento, não sendo mais difundido nas linhas do tempo das redes sociais das pessoas, nos buscadores e #TrendTopics (assuntos mais falados no twitter) por aí.

Em fato, o algoritmo usado pelos buscadores e redes sociais entende as principais buscas de palavras, textos, vídeos, principalmente quando usamos o símbolo # antes das palavras, pois com este símbolo, criamos uma espécie de  índice para facilitar as buscas mais procuradas na internet.

Todavia, para que um assunto não seja procurado ou pelo menos não seja exibido pela maioria das pessoas, o silêncio sobre o assunto deverá ser tão grande que não crie expressão nenhuma para que o buscador veja aquela palavra como algo comum e não relevante.

Façamos um exercício de compreensão: Se uma pessoa digitar #gustavorocha e várias outras pessoas em diferentes lugares do país digitarem o mesmo #gustavorocha em pesquisas, frases, etc, em pouco tempo, as pessoas irão começar a buscar por gustavorocha para tentar entender porque o nome está entre os assuntos mais comentados… Literalmente, depois que ganha uma certa proporção de buscas, há um retro alimentar da procura diante da curiosidade que as pessoas têm para saber o que está acontecendo.

É assim, que assuntos muitas vezes sem sentido ou nexo, conseguem estar no cenário mundial dos assuntos mais comentados… A exemplo do pássaro Galvão, que foi assim mencionado em múltiplas mensagens pela internet como sendo um pássaro que estaria extinto e deveria ser salvo e nada mais era que uma paródia ao narrador Galvão Bueno, mas o assunto virou um dos mais comentados no mundo!

Ou seja, quando as pessoas se unem em grandes quantidades, divulgando o mesmo assunto, conseguem ter a relevância que buscam, entretanto, para que isto se torne algo concreto, não basta que sejam da mesma cidade ou próximas, tem que ser postagens de diversos locais diferentes, com o mesmo indicador (#).

Agora, para silenciar um assunto, é bem mais complexo, posto que sempre tem alguém para comentar, escrever, gravar, enfim, expor as suas ideias. E calar as ideias das pessoas, no mundo que vivemos em que todos tem palpites e opiniões a respeito de tudo, realmente é uma tarefa árdua, quiçá pra lá de difícil de ser colocada em prática.

 

#FraternoAbraço #GustavoRocha
 
Consultoria GustavoRocha.com | Gestão, Tecnologia e Marketing Estratégicos
Robôs | Inteligência Artificial | Jurimetria | Marketing Jurídico | Fluxos Internos | Plano de Carreira | Financeiro

COMENTÁRIOS

 Nome:
 E-mail:
 Texto:
Comentários (0)
  • Nenhum comentário publicado.