A cidade de Guaraí foi agraciada com a recente criação do curso de Direito na FAG. O JusTocantins conversou com a senhora  Gilsa de Oliveira Mendonça, Vice-diretora acadêmica da insituição sobre essa conquista para a população local. A entrevistada é formada em Letras e Pós-graduada em Literatura Brasileira e cordialmente"> A cidade de Guaraí foi agraciada com a recente criação do curso de Direito na FAG. O JusTocantins conversou com a senhora  Gilsa de Oliveira Mendonça, Vice-diretora acadêmica da insituição sobre essa conquista para a população local. A entrevistada é formada em Letras e Pós-graduada em Literatura Brasileira e cordialmente"/>

Gilsa de Oliveira Mendonça - Vice-Diretora Acadêmica da Faculdade Guaraí-FAG

- www.justocantins.com.br - 28/04/2011

JusTocantins - Com certeza, a criação do curso de Direito em Guaraí é uma conquista que passou por várias etapas e lutas consideráveis, tanto por recursos materiais, quanto no campo jurídico. O senhor pode fazer um breve resumo retrospectivo das principais etapas que levaram ao êxito do projeto, indicando as principais dificuldades e desafios?

Professora Gilsa - Acredito dentre todas as etapas, produção do Projeto, encaminhamento ao CEE, análise do mesmo , entre outras, o que, realmente, levou ao tão almejado êxito foi por acreditarmos na capacidade da Faculdade Guaraí-FAG em ofertar esse curso, o qual em pesquisa realizada tanto em Guaraí como em cidades vizinhas foi o que ficou em Primeiro lugar na votação. Agora o nosso maior desafio é o de preparar nossos futuros bachareis, nos melhores, para contribuírem de maneira honrada com toda a nação.

JusTocantins - A comunidade local é, sem dúvida, a principal beneficiada com mais este curso superior. Quais são as maiores contribuições que a criação de um curso de Direito pode trazer especificamente para a cidade de Guaraí?

 Professora Gilsa - As contribuições com a criação do curso de Direito, específicamente, em Guaraí, são muitas, como: beneficiar as pessoas que já tinham o desejo de cursá-lo, e por dificuldades não podiam se deslocar para outras cidades; formar cidadãos com um amplo conhecimento das leis, podendo assim saber como utilizar da melhor maneira os direitos e deveres; dar condições para que os futuros acadêmicos possam se sentir integrados em um curso superior que tem uma grande demanda em concursos , bem como, favorece também, a economia do nosso município, dentre outras.

JusTocantins - Recentemente, em entrevista para o JUSTOcantins, o Professor Gustavo Paschoal, coordenador do curso de Direito da Ulbra, falou sobre a formação do que chamou de "pensadores do Direito" no lugar de meros "operadores", como comumente se fala daqueles que se dedicam ao estudo das letras jurídicas. Quais são os principais elementos necessários para consolidar essa mudança de paradigma, tornando o curso mais significativo e proporcionando maior interação entre a ciência jurídica e a função social dos egressos do curso de Direito?

 Professora Gilsa - O principal elemento é instigar os acadêmicos à pesquisa, pois, quando busca-se agregar novas informações sobre diferentes ângulos, faz com que os educandos associem a teoria das aulas à da pesquisa, instigando-os a pensar, refletir sobre as vertentes do Direito.

JusTocantins - Independemente do tempo que leve, tendo em vista alguns julgados recentes relativos à inexigência de aprovação no exame da OAB para o exercício da profissão, o senhor acredita que o exame pode "cair"?

Professora Gilsa - Acredito que “cair” não seja a solução, mas sim, analisar o quanto esse exame , realmente, consegue avaliar a capacidade ou incapacidade de atuação dos bacharéis. E o que pode ser melhorado para tal feito.

JusTocantins - Fale um pouco da sua trajetória profissional, apontando dicas para que os iniciantes encontrem êxito na empreitada do conhecimento jurídico.

Professora Gilsa - Posso falar a respeito da minha trajetória, me formei na UNITINS, que na época foi absorvida pela IESG, hoje Faculdade Guaraí. mantida pela FUNDEG, Me formei em Letras em 2002 e em março de 2003, fui convidada pela FAG para ser professora da Instituição, desde então faço parte do corpo docente. Fui a primeira Vice-Diretora eleita em 2006 e eleita novamente para o cargo em 2010. Sempre desenvolvi minhas atividades com muito compromisso, por isso, embora eu não seja da área jurídica, posso dizer aos futuros acadêmicos que desenvolver sua atividades com seriedade e compromisso são os primeiros passos para atuarem com sucesso em qualquer atividade profissional.

JusTocantins - A senhora pode ficar a vontade para acrescentar alguma colocação que não tenha sido abordada nas questões anteriores.

Professora Gilsa - Apenas agradecer pela oportunidade e dizer que a Faculdade Guaraí é uma instituição comprometida com a educação e atende da melhor maneira todos que aqui estão. Aproveito a oportunidade para convidar para que possam nos visitar e indicar às pessoas a nossa faculdade com a melhor opção para a formação acadêmica. Obrigada.

 

COMENTÁRIOS

 Nome:
 E-mail:
 Texto:
Comentários (0)
  • Nenhum comentário publicado.

Copyright © 2018 JusTocantins. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

CRP Tecnologia