Entrevista com Dr. Renan Souza, que lançou livro com acadêmicos da UNITINS

Aline Brabo - JusTocantins - 24/10/2014

Dr. Renan Marcel Bispo de Souza, Procurador Federal da Advocacia Geral da União - AGU e Professor Universitário da Fundação Universidade do Tocantins - UNITINS, é autor dos livros "Conflitos coletivos de trabalho e mecanismos de solução" e "Entidades sindicais", coautor da obra "Direitos do trabalhador rural: aspectos previdenciários e trabalhistas", todos publicados pela editora Perse, e fala ao JusTocantins sobre novo projeto que está sendo realizado em parceria com acadêmicos, com o título “Comentários às convenções coletivas de trabalho do Tocantins”.

 

 

JusTocantins – Quando surgiu a ideia desse projeto?


Dr. Renan Souza – A ideia do projeto surgiu durante as aulas da disciplina Direito do Trabalho II (Direito Coletivo do Trabalho), ministrada no primeiro semestre de 2014, na Fundação Universidade do Tocantins - UNITINS. Após o estudo das convenções coletivas de trabalho vigentes no Estado do Tocantins, nasceu a ideia de escrever um livro para difundir o conhecimento produzido para aqueles que queiram inteirar-se sobre a ação sindical no âmbito do estado tocantinense, notadamente o trabalhador que tem no contrato coletivo a formatação de seus direitos e deveres funcionais. Foi o espírito de serviço à população que levou à realização desse trabalho.

JusTocantins – Como foi o processo de concepção do livro?

Dr. Renan Souza – As convenções coletivas de trabalho com abrangência no território do Estado do Tocantins foram estudadas em diversas aulas da disciplina Direito do Trabalho II, com a análise pelos acadêmicos desses instrumentos normativos em cotejo com a legislação, doutrina e jurisprudência brasileiras. O fruto do esforço conjunto foi compilado e transformado no livro "Comentários às convenções coletivas de trabalho do Tocantins".

JusTocantins – Quantos alunos participaram dessa iniciativa?

Dr. Renan Souza – O livro teve a participação dos acadêmicos da disciplina Direito do Trabalho II (Direito Coletivo do Trabalho), ministrada no primeiro semestre de 2014, na Fundação Universidade do Tocantins - UNITINS, quais sejam Adalberto Lopes Alencar de Carvalho; Alcione Oliveira Martins; Amanda Soares Lino de Souza; Antonio Valdifran da Silva Coelho; Danila Gama Abreu; Edna Felix Ribeiro; Frederick Batista Borges Filho; Heitor Vinicius Barros da Cruz; Isis Aymée Ribeiro; Jacqueline Hungria Novaes de Siqueira; Jerusa Santos de Almeida; Joaquim Augusto Vieira de Miranda; Júlio Barros Miranda Ribeiro; Karoline Luanda Brito Lobo; Kayo Fellype Costa Silva; Larissa Neves Parente; Larissa Pedreira Simões; Lucyane Lima de Sousa; Luiz Thiago Alcântara Prego de Araújo Oliveira; Osmar Casagrande Campos; Pedro Emílio Rodrigues Alves de Araújo; Priscilla Pereira Oliveira; Rafael de Araújo Pons; Railan Paiva Carvalhaes; Ramon Alves Batista; Sarah Ellen Pereira da Silva Aires; Thiago Cabral Falcão; Thiago Galvão Louzada; e Valesca Ferreira Gravina.

JusTocantins – Como foi o lançamento? Será impresso ou digital?

Dr. Renan Souza – O lançamento ocorreu na IV Semana Acadêmica da Unitins, cuja temática foi "Educação, Justiça e Desenvolvimento Regional", realizada realizada dia 24 de outubro de 2014, no Auditório da Unitins, em Palmas.

Leia mais: Unitins

COMENTÁRIOS

 Nome:
 E-mail:
 Texto:
Comentários (0)
  • Nenhum comentário publicado.