Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®)

Rodrigo Lacerda* - 10/04/2018

Texto 1 - INTRODUÇÃO

Inovação tecnológica em altíssima velocidade; escassez de pessoas qualificadas; sociedade cada vez mais exigente e processos de comunicação em permanente transformação são alguns dos elementos que configuram o ambiente organizacional hodierno. Profissionais de todas as áreas se deparam, cada vez mais, com a necessidade de trabalhar com projetos. Mas, por onde começar? O que é imprescindível saber sobre o gerenciamento de projetos? Quais são as melhores alternativas para quem quer iniciar os estudos a esse respeito?

Como oficial da Polícia Militar do Estado do Tocantins e docente em diversas instituições e modalidades de ensino, aprendi que a habilidade de trabalhar com projetos pode tornar-se o elemento crucial de definição do sucesso. Com base nisso, elaborei esta série de estudos a respeito do principal documento já produzido a esse respeito.

PMI é a sigla que designa uma espécie de associação, criada em meados do século XX, com o objetivo de buscar o reconhecimento do gerenciamento de projetos como profissão. Trata-se das iniciais de Project Management Institute e qualquer pessoa pode se afiliar clicando neste link: http://brasil.pmi.org/brazil/home.aspx.

http://brasil.pmi.org/brazil/~/media/0C925DDB25974161ADA0358FD463CFB2.ashxO principal fruto dessa união de profissionais foi a publicação que reúne o conjunto de conhecimentos (BOK, sigla em inglês de “body of knowledge”) em gerenciamento de projetos. O compêndio, denominado “UM GUIA DO CONHECIMENTO EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS (GUIA PMBOK®)” já está em sua sexta edição, que contou a colaboração de milhares de profissionais de todas as partes do mundo e foi traduzido em mais de dez idiomas.

São mais de setecentas páginas de referencial para quem almeja trabalhar com o gerenciamento de projetos e se consolidou como padrão em praticamente todo o mundo. Está divido em três partes. A primeira, intitulada GUIA DO CONHECIMENTO EM GERENCIAMIENTO DE PROJETOS; a segunda, PADRÃO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS e a terceira, APÊNDICES, GLOSSÁRIO E ÍNDICE REMISSIVO.

Nossa série de estudos será destinada à Parte 1 do Guia, que está assim subdividida:

 Continue lendo, após curriculum do autor:

 

*Nome: Rodrigo Nascimento Lacerda Guimarães

Formação:

· Graduação:

- Licenciado em Matemática e 

- Bacharel em Segurança Pública.

·       Pós graduação:

- Docência do Ensino Superior; 

- Ciência Política e Estratégia Nacional e 

- Planejamento e Gestão de Projetos.

Experiência profissional na PMTO:

·Atuou como Comandante do Policiamento Urbano e Comandante de Companhia e Pelotão (1º BPM); Chefe do Almoxarifado (1º BPM); Adjunto da PM/6; Subcomandante de Unidade (8º BPM e 5ª CIPM); Coordenador do Corpo de Alunos da Academia Policial Militar Tiradentes; Chefe da Seção Técnica de Ensino da Academia Policial Militar Tiradentes ; Subdiretor (Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa e Diretoria de Saúde e Promoção Social); Chefe de Gabinete do Comandante Geral; e Chefe da PM/6 - Seção de Estado Maior responsável pelo planejamento orçamentário e financeiro da Corporação (atual).

·Docente da Academia Policial Militar Tiradentes desde 2006 no Curso de Formação de Oficiais; no Curso de Formação de Soldados; no Curso de Habilitação de Oficiais da Administração; no Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos e nos Cursos de Habilitação de Sargentos e de Cabos, com atuação nas disciplinas de Estágio Supervisionado; Estatística; Gerenciamento de Crises; Gestão de Projetos; Instrução Geral; Metodologia da Pesquisa; Polícia Comunitária; Policiamento Ostensivo Geral; Técnicas de Abordagem Policial e Tiro Policial.

Atividades extracurriculares (fora da PMTO):

·Autor do livro “Tiro Certo – Estudo inteligente da legislação da PMTO”.

·Coordenador de Operações (CGPLANFN) da Força Nacional de Segurança Pública.

· Tutor de Ensino à Distância da SENASP (até o presente) nos cursos de Análise Criminal 1; Fiscalização de Excesso de Peso; Gerenciamento de Crises; Gestão de Projetos; Identificação de Armas de Fogo; Licitações e Contratos; Mediação de Conflitos 1; Planejamento Estratégico; Psicologia das Emergências; Polícia Comunitária; Violência, Criminalidade e Prevenção; Tópicos em Psicologia Relacionados à Segurança Pública e Uso da Informação em Gestão da Segurança Pública.

·Docente em cursos preparatórios para concursos (GPS; GRANCURSOS; GLOBAL; ELITE; MATRIZ etc) nas disciplinas de Legislação da PMTO; Raciocínio Lógico e Matemático; Redação e Direitos Humanos.

· Docente na Academia de Polícia Civil (ACADEPOL) nas disciplinas de Gerenciamento de Crises; Instrumentos e Técnicas de Menor Potencial Ofensivo; Técnicas de Abordagem e Tiro Policial, em cursos de formação de agentes; papiloscopistas; peritos e delegados, assim como em cursos de pequena duração para turmas mistas de policiais civis e militares.

·Docente na UNITINS nas disciplinas de Álgebra Linear; Fundamentos de Matemática; Geometria Analítica e Sociologia da Educação, no curso de Licenciatura em Matemática.

·Docente substituto no ITOP na disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica no curso de Administração.

·Tutor de Ensino à Distância do IFTO nos cursos de Secretariado e Marketing.

·Corretor de aplicações financeiras.

· Professor da Rede Estadual de Educação no Ensino Fundamental, na disciplina de Matemática.

 


Arquivo para download: Clique AQUI

COMENTÁRIOS

 Nome:
 E-mail:
 Texto:
Comentários (0)
  • Nenhum comentário publicado.